Notícia

“Um olhar que transforma a paisagem urbana” – Rildo Foge é gente da nossa Ilhéus

Quem anda por Ilhéus, não fica indiferente aos murais em grafitti de autoria do artista plástico Rildo Foge, de 39 anos. Sua arte deixa o dia a dia dos transeuntes mais colorido e leve, e faz de cada obra um ponto a ser visitado. Vamos conhecer mais sobre esse ilheense que faz a diferença nas ruas da nossa cidade!

Ainda menino, Rildo descobriu a sua paixão pelo desenho. Aos 17, buscou se aperfeiçoar por meio de cursos e vivências. Chegou a passar um tempo em São Paulo, onde a prática do graffiti é forte, e foi aí que certeza do que queria: viver da arte!

“Por que eu também não posso fazer isso? É isso que eu quero para minha vida.”

Rildo Moreira de Oliveira, seu nome de batismo, deu lugar à conhecida alcunha de Rildo Foge. O nome artístico surgiu durante uma viagem feita por ele e seu amigo Pipoca, em que ambos estavam fazendo fotos com uma máquina de filme da marca Fujifilm, que então inspirou ‘Foge‘, e que também remete ao espaço urbano e a busca pela liberdade de expressão. “Foge: fugindo de todas as coisas ruins”, comenta Rildo.

Foto: JFParanaguá, site ArteNARua

Artista plástico há 20 anos, Rildo se inspira na cultura local quando elabora os seus desenhos, esculturas e graffitis. Sua relação com Ilhéus se reflete nas inspirações para os seus murais, que remontam o imaginário local. Tudo isso é parte da chamada Street Art (arte de rua), que está ganhando cada vez mais espaço e compreensão da população de que é uma manifestação artística, deixando para trás o estereótipo de vandalismo.

Apesar do crescente reconhecimento ao graffiti, Rildo conta que ainda falta fomento para ampliação do movimento por parte do poder público. Apenas ele e outros pouquíssimos artistas se dedicam a essa arte aqui na cidade. Mas, ele não espera o melhor cenário e faz acontecer: “Eu sempre corro atrás, pois sei que uma hora as oportunidades aparecem”, conta.

Mural no “Ponto do Paredão”, no centro de Ilhéus.

Assim, Rildo faz murais por encomenda tanto em Ilhéus, quanto no estado e até fora do Brasil. Foi pela qualidade de seu trabalho que participou, em 2017, de um projeto em Cabo Verde (África), onde também multiplicou para aquela comunidade o que sabe fazer.

O artista avalia que a tomada de consciência do quão importante é a cultura local propicia o avanço das políticas públicas e, consequentemente, melhora a vocação turística, fator de desenvolvimento para Ilhéus. O fato de a população ser sensível ao seu trabalho já é um grande caminho, pois causa identificação e fortalece o sentimento de pertencimento.

Para ele, para sensibilizar ainda mais a população e engajá-la no mundo das artes, é necessário realizar eventos em bairros, incluindo oficinas, palestras, discussões – o que resulta em mais respeito à história e singularidade da sua própria cidade . Para ações como estas, Rildo sempre é convidado somando para que, a cada dia, tenhamos mais resultados positivos e mais consciência do nosso poder enquanto povo singular e desta pérola que é a nossa região.

Não é á toa que a máxima desse grande artista ilheense é: “a arte é um instrumento de transformação”. E ele bem sabe o quanto transforma a cidade e a vida das pessoas!

Foto: Instagram do artista @fogestreetart

Confira o vídeo elaborado por Bruna Cleisla durante a entrevista com Rildo Foge.

Pesquisa e texto: Bruna Sílvia – voluntária de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, estudando no 2º semestre de Comunicação Social da UESC.

Pesquisa e vídeo: Bruna Cleisla – voluntária de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, estudando no 3º semestre de Comunicação Social da UESC.

Supervisão e revisão de texto: Tacila Mendes – gerente de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus.

“Gente da Nossa Ilhéus” é uma iniciativa do Instituto Nossa Ilhéus que visa produzir conteúdo que engaje as pessoas por meio do conhecimento de quem faz a diferença no dia a dia da cidade e, consequentemente, do sentimento de pertencimento. Quem conhece mais, ama mais.

Esta e outras iniciativas do Instituto Nossa Ilhéus fortalecem o engajamento da população e o exercício da cidadania na cidade. Quer ajudar a consolidar as ações do Instituto? Clique e saiba mais.

Leave a Reply