Notícia

Última chamada para Sonhar: Agência de Comunicação Colaborativa pela Cidadania

agencia post convite carta dragom

Venha participar da terceira reunião pela “Agência de Comunicação Colaborativa pela Cidadania”. Vamos usar o Dragon Dreaming, um modelo inovador na construção de processos coletivos e colaborativos. O método, criado há mais de duas décadas, se dá em quatro etapas: Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar. O primeiro passo é o compartilhamento de um sonho, que então deixa de ser individual para tornar-se coletivo. A metodologia define este passo como “Círculo dos Sonhos”, onde cada integrante do grupo define “O que é necessário para que o projeto se torne 100% meu?”.

O primeiro “Círculo dos Sonhos” rendeu dezenas de sonhos. Mas, queremos que mais gente sonhe conosco.

segunda reunião aconteceu no dia 2 de abril na sede do Instituto Nossa Ilhéus e contou com a participação de estudantes, empresários e representantes do INI. O “Círculo dos Sonhos” foi adotado e dos sonhos individuais emergiu um anseio coletivo por uma comunicação capaz de promover a valorização das pessoas, das riquezas naturais. Com credibilidade, respeito mútuo. Promovendo em sua estrutura física – nossa redação – um espaço de diversos conhecimentos, colaboração para uma construção social que evidencie o humano, o bom, o positivo. Proporcionando também que bons profissionais tenham um bom lugar, aqui mesmo, em nossa região. Sonhamos com algo novo, uma renovação para nossas mídias. Crendo que é possível pensar “fora da caixinha”, fazer diferença.  Começando com sementes pequenas, desde um novo olhar para pessoas, fontes, informações, dados.

“Lirios nos brejos”. Comunicar lírios até que os “brejos sociais” sejam jardins.

Muito embora a ideia tenha nascido no INI, a agência deve ser autônoma, suprapartidária, capaz de dialogar, pesquisar, contar e fazer uma nova região. Que sirva de inspiração, que tome proporções nacionais, levando a nossa região o sinônimo de boas práticas. Imaginamos, pois, uma comunicação mais próxima, mais sensível. Queremos encontrar pessoas inspiradoras, e fazer com as pessoas descubram histórias igualmente inspiradoras. Potencializando nossas expectativas de uma comunicação melhor, que encontremos também financiadores, apoiadores da região. Fortalecendo o empreendedorismo local, tornando-nos menos vulneráveis ao “mega projetos” insustentáveis que insistem em povoar nossas cidades. Sim! Precisaremos estabelecer uma rede de colaboradores: profissionais, cidadãos, universidades e instituições.

Queremos uma linguagem e identidade visual que simplifique. Principalmente, que agregue as diferentes necessidades, alcançar públicos diferentes com demandas específicas como deficientes auditivos e visuais. Utilizando das tecnologias para tornar os conteúdos mais acessíveis e diversos. Muito além dos recursos tecnológicos, também queremos provocar um movimento cultural, com mobilizações sociais, a promoção das artes. Que as produções acadêmicas também tenham seu espaço de escoamento. Pautemos a vida na cidade, a mobilidade, o urbanismo, desenvolvimento urbano em detrimento do humano. Tudo isso com responsabilidade, paixão e transparência. Pense como será maravilhoso quando nossa região for reconhecida pela mídia positiva e potencialmente sustentável!

Venha sonhar com a gente!

Já são muitos sonhosm mas ainda falta o seu!  Reforçamos o convite para que VOCÊ participe desta construção. A próxima reunião será dia 28 de abril, ás 08h30 na sede a sede do Instituto Nossa Ilhéus, Rua Eustáquio Bastos, 126 – Edifício Kauffman, 8° andar – Centro, Ilhéus.

3 reuniao agencia colaborativa comunicacao