Notícia

Toma posse primeira mulher presidente do Conselho de Cultura de Ilhéus

Nesta quarta-feira (25), às 19h, toma posse a presidente do Conselho de Cultura de Ilhéus para o exercício 2017-2019, Janete Lainha Coelho. A primeira mulher a ocupar o cargo através do voto. Janete vai presidir a cerimônia de posse de toda nova diretoria que possui dez câmaras setoriais dos mais variados segmentos artísticos e culturais e oito cadeiras do poder público.

Os conselheiros indicados pelo poder público municipal são representantes das secretarias de Cultura, João Paulo Couto Santos (titular) e Paulo Jorge Pereira do Rosário (suplente); de Turismo, Jacks Rodrigues dos Santos (titular) e Roberto de Andrade Pereira (suplente); de Educação, Mariângela de Sant’Anna Bahia, (titular) e Altemíria Gracia de Souza Protásio Félix (suplente); e Divisão de Esportes, Marcos Ulisses dos Reis Garcia (titular) e Aneilson Leal da Luz (suplente).

Já os integrantes indicados pela sociedade civil são os representantes da Câmara Setorial de Teatro, Ruy Penalva Guimarães Neto (titular) e Robert Alexandre Rodrigues (suplente); Câmara Setorial de Música, Laís Chaves Marques (titular) e Agenor Santos de Oliveira Filho (suplente); Câmara Setorial de Artes Visuais, Gildásio Rodrigues Santos (titular) e Emerson Silva Araújo (suplente); Câmara Setorial de Audiovisual, Tacila Aparecida Mendes Reis, (titular) e Rodrigo Macedo Figueroa (suplente); e da Câmara Setorial de Dança, Eliana Conceição da Fonseca (titular) e Djalma Fernandes da Silva (suplente).

Ainda serão empossados os representantes da Câmara Setorial de Cultura Popular, Janete Lainha Coelho (titular) e Rosenilto Moreira Ribeiro (suplente); Câmara Setorial de Cultura Indígena, Alex Alves Souza (titular) e Flávio Alves Souza, (suplente); Câmara Setorial de Cultura Afro, Júnior Cézar Coelho Cotias, (titular) e Jamile Silva Santos (suplente); Câmara Setorial de Patrimônio Cultural, Maria Helena Guimarães Carvalho Tavares (titular) e Meirice Rocha Nascimento (suplente); e Câmara Setorial de Literatura, Antonio Sérgio Nunes Figueiredo (titular) e Fabrício Brandão Amorim Oliveira (suplente).

Também fazem parte do conselho os representantes das secretarias de Planejamento, Helena Maria Souza Bomfim Ribeiro (titular) e Emílio José Santos Gusmão (suplente); da Fazenda, Roberto Soares Oliveira, (titular) e Gilberto José Araújo Dórea (suplente); de Desenvolvimento Social, Rubenilton Santos Silva, titular e Géssica Miranda Rebouças (suplente); de Saúde, Rita de Cássia do Carmo Adami (titular) e Elizângela Santos de Oliveira (suplente); Gabinete do Prefeito, Sérgio Santos de Sousa (titular) e Joilma Cristina Sodré Santos Bandeira (suplente).

Janete Lainha é também Mestra, Titular da Câmara Setorial de Cultura Popular, presidente da CASAR (Casa da Cultura Popular), Cordelista, Xilogravurista e atriz. Possuindo vasta experiência em gestão, cultura e arte.

De acordo com a Mestra é fundamental que o Conselho tenha múltiplas tarefas: “Ele não vai ser apenas um órgão assessor da Secretaria de Cultura. Vai ser sempre um órgão a altura, da mesma estatura, da mesma expressão que a Secretaria de Cultura no momento da elaboração, do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação das políticas públicas de cultura desta cidade, mas nós queremos que ele seja também o principal órgão fiscalizador.”

O ato acontece na sede da Academia de Letras da cidade, às 19h. O conselho é formado por representantes do poder público e da sociedade civil que tem o objetivo de elaborar moções, pareceres sobre tombamentos e reformas do patrimônio cultural, participar de comissões técnicas e temáticas, além de garantir as políticas públicas de cultura e fiscalizar os recursos destinados ao setor.

 

Fonte: Ascom Conselho de Cultura de Ilhéus

Deixe um comentário