Sociedade civil e candidatos discutem Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida, terça (23)
O conceito de educação para sustentabilidade está baseado no aprimoramento da consciência crítica da sociedade. Alinhado com esse pensamento, o Improviso, Oxente! – debates temáticos com intervenções artísticas – tem como tema da próxima terça (23), Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida, um dos eixos do Programa Cidades Sustentáveis, trazendo a discussão para o âmbito municipal. O encontro é aberto ao público e e acontece a partir das 19h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, Avenida Soares Lopes.
Desta vez, o debate terá como painelistas a diretora do departamento de Ciências Contábeis de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz, Sônia Fonseca, e a coordenadora geral institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Eurivalda Santana. Pela importância do assunto, além da sociedade civil, também são esperados candidatos a prefeito e a vereador.
No Brasil, este tema ganhou visibilidade com a aprovação, em 2014, do Plano Nacional de Educação (PNE), que contou com forte participação da sociedade civil organizada. Para uma atuação sistêmica que atinja os resultados, o Programa Cidades Sustentáveis sugere 37 indicadores, que são dados numéricos que mostram a evolução ou não do setor e permitem a formulação, o monitoramento e a avaliação de programas e políticas públicas. Uma gestão que adote o uso desses dados consegue apontar causas de problemas e soluções possíveis com mais facilidade, conseguindo uma execução de políticas públicas mais eficiente. Durante o debate, o público poderá sugerir outros indicadores que sejam necessários para acompanhar em Ilhéus.
Promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceira com o Teatro Popular de Ilhéus, este será o oitavo de uma série de 13 encontros semanais, que acontecem sempre às terças-feiras, e visam à discussão sobre a Ilhéus que queremos em 2020. Cada encontro aborda necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis, e o público presente terá a oportunidade de escolher os que julga prioritários para o devido acompanhamento do gestor eleito para exercer o próximo mandato.
Teatro Popular de Ilhéus – Fundado há 21 anos, é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O TPI administra a Tenda Teatro Popular de Ilhéus. A programação mensal do espaço cultural pode ser conferida em www.teatropopulardeilheus.c
Programa Cidades Sustentáveis – É uma iniciativa de três organizações da sociedade civil –Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos –, que oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios. Acesse e conheça o Guia da Gestão Pública Sustentável www.cidadessustent