Notícia

INI participa do I Seminário do Fórum Permanente de Controle Social de Ilhéus

Como parte das atividades do Instituto Nossa Ilhéus na campanha “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”, constante no Convênio de Cooperação com o Ministério Público Estadual e em parceria com o Fórum Permanente de Controle Social (sendo ainda atividade do Ministério Público para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, em uma iniciativa da promotora pública Dra. Karina Cherubini), aconteceu ontem, dia 09 de dezembro de 2013, o I Seminário do Fórum Permanente de Controle Social de Ilhéus.

Foi destaque a palestra proferida por Dra. Karina Cherubini, com o tema “Controle Social e Combate à Corrupção”, além da apresentação dos Conselhos de: Educação; CAE–Conselho de Alimentação Escolar, FUNDEB-Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; CMS–Conselho Municipal de Saúde, CMDCA-Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que abordaram quem são, o que fizeram no combate à corrupção durante o ano de 2013 e o que precisam fazer para continuar atuando. Tenha acesso às apresentações clicando AQUI.

Além de comemorar os avanços da sociedade civil elencadas na carta da ABRACCI – Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade – é urgente e necessária a intensificação do trabalho de fomento à participação do cidadão no controle social e combate à corrupção” disse Maria do Socorro Mendonça, Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus.

Após apresentação dos Conselhos de Políticas Públicas e da fala de Celinha Cardoso (Presidente da Associação dos Diabéticos de Ilhéus), foi apresentado o portal de transparência da Câmara de Vereadores de Ilhéus (http://www.camara.ilheus.ba.io.org.br/) pelo Sr. Humberto Nascimento de Oliveira e o portal da transparência da Prefeitura Municipal de Ilhéus (http://ilheus.ba.io.org.br/) pelo Secretário de Planejamento, Sr. Joaquim Bastos.

Na oportunidade, o Fórum Permanente de Controle Social foi lançado oficialmente e tem na sua primeira coordenação, pelo período de seis meses, o presidente do Conselho de Educação, Reinaldo Soares; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Maria do Carmo; e o presidente do Conselho de Saúde, Fred Santos Oliveira, que encerrou o Seminário afirmando que o Fórum deverá atuar em rede fortalecendo os Conselhos individualmente com todos os mecanismos de controle e fiscalização, dizendo não à corrupção. 

Leave a Reply