Notícia

Reação da sociedade civil faz Governo mudar área de construção de novo presídio em Ilhéus

Na reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) desta quinta-feira (17), no Palácio Paranaguá, o diretor do Presídio, tenente-coronel Gustavo Henrique Dantas Rebouças, por ordem do Governador do Estado, Rui Costa, informou que outra área deve ser pensada para a construção do novo presídio em Ilhéus. A decisão aconteceu devido à reação negativa da sociedade civil, que entende ser a estrada BA-262 naturalmente vocacionada para o Turismo Rural, abrigando a denominada Estrada do Chocolate, cuja estruturação é resultado de esforços de todos os setores para alavancar a economia da região.

Durante a sua fala, Rebouças informou que a unidade prisional tem projeto semelhante ao que hoje existe no município de Barreiras, e é diferente da que existe em Ilhéus. Também explicou que a unidade prisional continuará atendendo os municípios de Itacaré, Uruçuca, Una e Canavieiras, além de Ilhéus.

Apesar dos argumentos quanto à segurança, ao novo modelo arquitetônico, ao baixo custo da área, a urgência para que o recurso não seja perdido, a geração de empregos na área construção e na área jurídica, os presentes mantiveram a sua posição a favor de outro local, entendendo a importância da unidade prisional, mas considerando e defendendo a nova economia que se deseja para toda a região, o que inclui a Estrada do Chocolate e todos os seus ativos naturais, históricos e culturais.

CONCLUSÕES E ENCAMINHAMENTOS – Ao fim da reunião, o diretor informou que, dentre as áreas que foram visitadas na quarta-feira (16), a que melhor atende o projeto está localizada na BR 415, no trecho Ilhéus-Itabuna. Além disso, será agendada uma audiência pública sobre o tema. Data, horário e local serão informados em breve.

PRESENÇAS – Na reunião, além dos conselheiros, também estiveram presentes o dr. Mozart, representando o Governo; o presidente da Comissão de Direito Prisional da OAB de Ilhéus, Jacson Cupertino; o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal; o representante da Câmara Técnica de Turismo, Breno Pessoa; o presidente do Sindicato Patronal Rural de Ilhéus, Milton Andrade; e proprietários rurais na Rodovia BA 262 Ilhéus-Uruçuca. O Instituto Nossa Ilhéus, representado pela presidente Maria do Socorro Mendonça, é integrante do COMTUR e esteve presente na reunião.


Leave a Reply