Notícia

Instituto Nossa Ilhéus e Prefeitura Municipal de Ilhéus participaram do II Encontro dos Signatários do Programa Cidades Sustentáveis

Nos dias 10 e 11 de abril, o Instituto Nossa Ilhéus participou do II Encontro dos signatários do Programa Cidades Sustentáveis, realizado na cidade de São Paulo. O INI foi representado por sua Diretora Presidente, Maria do Socorro Mendonça. Também participou do encontro o Sr. Carlos Mascarenhas, servidor da Secretaria de Planejamento representando a Prefeitura Municipal de Ilhéus, signatária do Programa Cidades Sustentáveis. O encontro reuniu dezenas de Secretários de Meio Ambiente e de Planejamento, técnicos, Prefeitos e Vice-Prefeitos das cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis, totalizando a participação de representantes de 64 cidades de 18 estados, inclusive 10 capitais.


Durante o primeiro dia do encontro, os participantes receberam capacitação de especialistas para auxiliar a conjetura de ações e políticas públicas para a gestão 2013-2016. Os participantes também receberam material pedagógico, composto por um DVD, um guia impresso (que também está disponível para download aqui) e uma plataforma digital, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP e patrocinado pela BRF (antiga Brazil Foods). O material traz exemplos de boas práticas já implementadas e que estão ligadas aos 12 eixos temáticos do Programa Cidades Sustentáveis, sendo quatro desses eixos tema de palestras realizadas durante o evento (Governança, Bens Naturais Comuns, Gestão Local para a Sustentabilidade e Mobilidade Urbana).  Além disso, foi destacado o uso dos indicadores sociais como ferramenta para o desenvolvimento do plano de metas dos municípios, com foco para o sistema de monitoramento que está sendo oferecido pelo Programa Cidades Sustentáveis.


No segundo dia do encontro, o foco foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi discutida por diversos especialistas no assunto. Entre os focos das palestras do dia estavam a destinação dos resíduos sólidos nos municípios brasileiros, a criação de políticas públicas e projetos para resíduos sólidos e os bons exemplos de idades que conseguiram transformar sua realidade. Um desses exemplos é o Programa Recicla Tabagi, realizado no município de Tabagi – PR, localizado a 226 km de Curitiba. Os catadores da cidade se reuniram em forma de associação e em parceria com a prefeitura, conseguiram conscientizar a população da cidade para a importância da devida destinação dos resíduos sólidos. Também foi lançado um guia para auxiliar os municípios a implantarem a Política Nacional de Resíduos Sólidos dentro do prazo e de forma efetiva, incluindo todos os envolvidos no processo. O guia pode ser acessado através deste link e o vídeo que resultou dos dois encontros realizados para a criação do guia pode ser visto aqui.

1 Response

  1. Pingback : Encontro das Redes: Casa Fluminense no Rio de Janeiro | Nossa Ilhéus

Leave a Reply