Notícia

Pressione o(a) prefeito(a) do seu município para melhorar a transparência nas contratações emergenciais no combate à COVID-19 – Clique

A situação de emergência causada pela pandemia da COVID-19 está provocando alta expressiva dos gastos públicos, acompanhada de um relaxamento dos controles sem precedentes, além de muita desinformação. Agora, mais do que nunca, é essencial que governos aumentem a transparência e a prestação de contas de suas despesas e atividades.

Com base na metodologia da Transparência Internacional, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) lançou dia 18 um ranking que classifica entre Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo a transparência neste quesito dos municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colonia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau-Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

Importante lembrar que nenhum município atingiu a classificação “Ótimo” e muito estão indicados como “Péssimo”.

Então, após o lançamento, foi disponibilizada para a população uma página onde é possível enviar para os(as) prefeitos(as) do seu município uma mensagem cobrando melhoria da transparência nas contratações emergenciais para o combate à COVID-19. Quanto mais pessoas pressionarem, maior será a possibilidade de que o município atenda aos requisitos de maior transparência neste quesito. Afinal, transparência salva vidas!

Clique aqui e pressione o(a) gestor (a) do deu município!

O que é transparência pública? Para que serve? A Constituição Federal de 1988 garante ao cidadão o acesso aos dados públicos gerados e mantidos pelo governo. É direito de todo o cidadão ter acesso a, por exemplo, de onde vêm as receitas e como são gastas. O dever de publicidade e transparência exige que as informações administrativas estejam à disposição do cidadão de forma rápida e simples. E foi nisso que muito municípios deixaram a desejar em relação às contratações emergenciais para o combate à COVID-19.

É possível melhorar o ranking e você pode ajudar pressionando o(a) gestor(a) do seu município!

Saiba mais sobre o ranking da Transparência Internacional

Nov@ por aqui? Saiba mais sobre nós – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto Nossa Ilhéus é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, atuando com advocacy, para fortalecer o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável, por meio de três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Também busca produzir conteúdo fortalecendo a narrativa sobre a vocação do sul da Bahia e a perspectiva de desenvolvimento sustentável. O INI trabalha em rede e está aberto ao engajamento da população em suas atividades.

Acompanhe as nossas redes: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e Instagram @nossailheus, e colabore para que o nosso trabalho em prol do monitoramento social e da democracia participativa continue.

Deixe um comentário