Notícia

Preserva Ilhéus completa 1 ano e lança vídeos com compromissos do prefeito Mário Alexandre

O coletivo Preserva Ilhéus comemora um ano de criação neste 7 de julho. Para comemorar esta data tão importante, o Coletivo lança uma série de vídeos com o compromisso do prefeito Mário Alexandre, onde ele explica como prevê o cumprimento dos eixos do Programa Cidades Sustentáveis na sua gestão.

Os vídeos foram gravados durante a campanha eleitoral, em 2020, por meio de live realizada pelo Preserva Ilhéus em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus, tendo o professor Guilhardes Junior como mediador, e registram as promessas do prefeito. Eles visam lembrar a importância do cumprimento da Lei do Plano de Metas, presente no artigo 73 da Lei Orgânica Municipal de Ilhéus. O Plano de Metas tem por objetivo estimular uma gestão por metas, por meio da divulgação e acompanhamento dos indicadores de desempenho para toda a sociedade. Além de estar presente no Programa de Governo, também deve ser parte do Plano Plurianual, que deve estar pronto até o fim deste ano.

No canal do Youtube do Instituto Nossa Ilhéus, membro do coletivo Preserva Ilhéus, é possível assistir aos nove vídeos da série, que expõem temas como Políticas Públicas para a Juventude, Governança, Gestão Local para a Sustentabilidade, Saúde, Economia Local, Educação e Cultura para a Sustentabilidade.

“No nosso governo (2017-2020) fizemos o Plano de Metas, que foi apresentado para os vereadores e para a sociedade civil. O que nós pecamos foi alimentá-lo apenas em 2017, mas nosso desejo é continuar alimentando”, comenta o prefeito no vídeo sobre Governança.

“A nossa preocupação enquanto sociedade civil organizada é que, passados seis meses do governo, não existe a reforma, o que leva insegurança à população quanto a quem se dirigir, pois existem Secretários de fato e de direito, sem que o Plano Plurianual tenha sido, ainda, discutido com a sociedade, e que o Plano de Metas não venha ser elaborado, sendo uma vez a nossa Lei Orgânica desrespeitada. A nossa esperança é que o Legislativo se comprometa e cobre, como é seu dever, que o gestor respeite a nossa Legislação”, explica a presidente do Instituto Nossa Ilhéus e integrante do Coletivo Preserva Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.

Deixe um comentário