Notícia

Prefeito de Ilhéus reafirma compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis

O primeiro discurso do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou o compromisso como signatário do Programa Cidades Sustentáveis durante a cerimônia de posse neste domingo (01), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Diálogo com a sociedade e o cuidado com os recursos naturais também foram ressaltados em sua fala.

“Prometi o que sei sermos capazes de, conjuntamente, implementarmos, e ressalto que o cumprimento da carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis e do Plano de Metas, previsto na Lei Orgânica, será um precedente na maturidade cidadã do povo ilheense”, afirmou Mário Alexandre, que assinou a carta durante mobilização do Instituto Nossa Ilhéus na época da campanha eleitoral. Com isso, Ilhéus se junta às 98 cidades, dentre elas 10 capitais, que assumiram as gestões este ano e que se comprometeram com uma gestão por metas.

Para a implementação do Programa, o município receberá em breve, gratuitamente, acesso a uma plataforma de dados abertos, para que sejam atualizados os indicadores sociais periodicamente, permitindo o acompanhamento de números referentes às diversas áreas tanto por parte do poder público quanto da população. A partir disso, será realizada uma gestão baseada em metas, que integrará ações para melhorias de indicadores referentes à saúde, educação, cultura, governança, economia, mobilidade, governança, bens naturais e equidade social, por exemplo. Confira alguns desses dados aqui: http://teste2.redesocialdecidades.org.br/br/BA/ilheus.

Além disso, Ilhéus pode entrar para a lista das cidades que a Organização das Nações Unidas planeja dar visibilidade mundial, destacando as gestões que contribuírem com a realização, em âmbito municipal, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para isso, os gestores precisam buscar a evolução dos indicadores dos municípios, a fim de adotarem metas exequíveis para a solução de problemas.

Programa Cidades Sustentáveis – Foi lançado em 2012 a fim de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O PCS oferece como ferramenta a Plataforma Cidades Sustentáveis – uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um destes eixos estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência. Neste ano, tendo como prioridade a implementação e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, o Programa ingressou em uma nova etapa, incorporando os ODS e suas metas, principalmente aquelas que poderão ser implementadas em nível municipal e regional – justamente onde as prefeituras têm o protagonismo central dessa governança. Saiba mais em: www.cidadessustentaveis.org.br

Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse o site www.nossailheus.org.br e a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus

Foto: Marco Souza

Deixe um comentário