Notícia

Por iniciativa do COMTUR, foi realizada Audiência Pública sobre novo presídio em Ilhéus

Uma audiência pública sobre o novo presídio em Ilhéus foi realizada na tarde desta quinta-feira (31), na Câmara de Vereadores de Ilhéus. A iniciativa foi do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) que, no último dia 17, recebeu o diretor do Presídio, tenente-coronel Gustavo Henrique Dantas Rebouças. Naquela ocasião, por ordem do Governador do Estado, Rui Costa, o Cel. informou que outra área seria pensada para a construção do novo presídio em Ilhéus. A decisão aconteceu devido à reação negativa da sociedade civil, que entende ser a estrada BA-262 naturalmente vocacionada para o Turismo Rural, abrigando a denominada Estrada do Chocolate, cuja estruturação é resultado de esforços de todos os setores para alavancar a economia da região.

A audiência aconteceu após uma nova visita do Cel. a uma área localizada na BR 415, no trecho Ilhéus-Itabuna, onde informou ser a que melhor atenderia ao propósito. A unidade prisional continuará atendendo aos municípios de Itacaré, Uruçuca, Una e Canavieiras, além de Ilhéus.

Na audiência, o Cel. Rebouças não apresentou o projeto conceitual específico do presídio a ser construído, mas um modelo semelhante que, segundo ele, o que há de mais moderno no país. De acordo com o Regimento Interno da Audiência, a Ata será lavrada e encaminhada para o poder público municipal.

Estiveram presentes autoridades do poder público, da Ordem dos Advogados do Brasil e a sociedade civil. A mesa foi presidida pela presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, membro do COMTUR. A audiência foi gravada e transmitida ao vivo.

Clique e assista ao vídeo da audiência

O COMTUR seguiu os ritos da audência pública, de acordo com os trâmites abaixo:

Fotos: Ascom da Câmara de Vereadores de Ilhéus

Leave a Reply