Notícia

Plano de Metas participativo – Escolhidos os indicadores de Saúde para serem monitorados em Ilhéus

Com o objetivo de apresentar e discutir os indicadores referentes à Saúde escolhidos para serem monitorados até o fim desta gestão municipal, foi realizada nesta quinta-feira (16), no plenário da Câmera de Vereadores, a segunda reunião temática como parte da elaboração participativa do Plano de Metas de Ilhéus.

O Plano tem como base o compromisso da gestão municipal com o Programa Cidades Sustentáveis e está previsto na Lei Orgânica Municipal desde 2008. Capitaneado pela Controladoria Geral do Munícípio, as reuniões são parte das atividades do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável, e tem apoio do Instituto Nossa Ilhéus, como mobilizador local do PCS.

Representantes da sociedade civil organizada e profissionais de saúde participaram do debate trazendo suas opiniões, problemáticas e novas metas. Entre elas estão a política de valorização do servidor, a castração e retirada doas felinos das ruas, o aumento do número de profissionais de saúde em PAs da Zona Sul e a criação de indicadores para tuberculose e hanseníase no município. A necessidade de atenção às minorias também teve destaque entres as contribuições da sociedade civil, como a saúde da mulher negra, indígena e do público LGBT.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, destacou a diferença entre dados do IBGE – que estimam em 178 mil o número de habitantes no município -, mas que, baseando-se nos registros de cartões SUS, é possível inferir que o município pode ter em torno de 250 mil, o que pode acarretar em falha no financiamento do SUS. A correção desses dados foi uma das propostas do secretário, para que se tenham números e, consequentemente, metas mais precisas.

 

Melhoria de indicadores municipais de Saúde

Durante o encontro, foram apresentados pela Secretaria de Saúde os indicadores escolhidos, entre eles a gravidez na adolescência – partos com idade da mãe até 19 anos (22,47%), Mortalidade por AIDS (0,567%), Baixo peso ao nascer (7,2%), Mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (36,63%), Mortalidade Neonatal – crianças de 0 à 27 dias (16,784%). Estes e outros dados podem ser vistos AQUI.

Em atenção a esses dados, foram expostas metas para serem executadas até 2021, entre elas: promoção da reestruturação da Rede de Saúde; garantia a modernização da Central de Regulação; ampliação do acesso de toda população ao medicamentos considerados essenciais; elaboração do Plano de Atenção Básica em Saúde; estruturação e ampliação da Atenção Básica em Saúde a cada ano conforme prioridades definidas; desenvolvimento, por meio da Vigilância da Saúde, de um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à população.

Esses indicadores serão alinhados o Programa de Governo – apresentado durante a campanha eleitoral -, as propostas do Plano Plurianual, e o Plano de Metas, que será elaborado ao longo de oito encontros temáticos e mais uma audiência pública, que acontecerão até novembro.

Assim, espera-se que os cidadãos sejam incentivados para o exercício do monitoramento social, o que deve ter como resultado final mais transparência, mais informação e o consequente combate à corrupção. Além disso, Ilhéus entra na corrida para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, podendo ser referência mundial.

 

Agenda de reuniões temáticas

Os encontros serão sempre no Plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, de 9h às 12h. Os próximos são: 29 de agosto – Desenvolvimento Social; 12 de setembro – Cultura; 26 de setembro – Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil; 10 de outubro – Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos e Maramata; 24 de outubro – Agricultura, Pesca, Indústria, Comércio, Turismo e Esporte; 14 de novembro – Planejamento, Governo, Administração, Finanças, Comunicação, Jurídico, Controle Interno e Relações Institucionais; 05 de dezembro – Audiência Pública para Apresentação e Discussão da Proposta de Plano de Metas da Gestão 2017-2020.

O credenciamento dos participantes será realizado no período das 09h às 10h. Os eventos iniciarão às 10h e encerrarão às 12h.

 

Fotos: Instituto Nossa Ilhéus / Jonathan Souza

Leave a Reply