Notícia

Instituto Nossa Ilhéus divulga relatório da Pesquisa de Cidadania

Entre os dias 28 e 31 de março, durante o evento Aleluia Ilhéus, o Instituto Nossa Ilhéus realizou uma pesquisa sobre cidadania, no intuito de proporcionar maior conhecimento sobre o nível de envolvimento dos moradores e visitantes da cidade com a vida política, cidadania e controle social.


A pesquisa, realizada por meio da aplicação de questionários, teve 117 respondentes. Estes representam amostra não-probabilística e incidental. Por isto, ao analisar esta pesquisa, deve-se levar em consideração que o público que a preencheu foi uma amostra do público que esteve presente no Aleluia Ilhéus – um evento aberto, em celebração à páscoa, com fomento de economia criativa.


Alguns resultados da pesquisa são:

– Baixo envolvimento da população com a política;

– A população está atenta às redes sociais, blogs e rádios da cidade, e utiliza estes meios como ouvidoria externa para a administração pública;

– Baixo interesse pela atuação dos vereadores e baixo nível de confiança nos mesmos;

– Conselhos de Política Pública promovem baixa participação da sociedade e;

– Os aspectos com que os ilheenses mais se identificam e mais gostam em Ilhéus são a natureza e as opções culturais.


Acesse o relatório da pesquisa AQUI.


Acreditamos que, a partir desta pesquisa e sua divulgação, estratégias políticas e sociais poderão ser estabelecidas por diferentes partes. O Instituto Nossa Ilhéus se coloca à disposição para atuar em seus três eixos de atuação: Controle Social; Educação para Cidadania e Impacto em Políticas Públicas e todos os cidadãos com interesse em melhorar estes aspectos, serão bem-vindos.

Durante o ano de 2013, o Instituto Nossa Ilhéus continuará realizando esta pesquisa, como ferramenta de mensurar o grau de envolvimento dos cidadãos Ilheenses com a vida política da cidade e utilizando-se desta como uma das atividades do projeto Cultivando Cidadania. 

Leave a Reply