Notícia

Oficinas Cultivando Cidadania 2015

       IMG_5115               IMG_5140

Com o intuito de fomentar a participação popular e estimular o exercício da cidadania, as oficinas Cultivando Cidadania realizam palestras, bate-papos e discussões sobre a forma de organização da sociedade e de que forma podemos atuar nessa organização.

Em 2015, o Cultivando Cidadania foi realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceria com o CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola de Ilhéus, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira. Essa cooperação veio florescendo e já está gerando bons frutos.

IMG_5127

Este ano foram realizadas 7 oficinas, com a participação de mais de 240 jovens aprendizes, que trocaram conhecimentos sobre o funcionamento da cidade, com destaque para o poder legislativo, o poder executivo e sobre a atuação da sociedade civil.

Ter uma população empoderada e interessada em contribuir para definição de políticas públicas efetivas e para a fiscalização da administração municipal é um dos principais objetivos do Cultivando Cidadania. Ver essa juventude mobilizada e contaminada com o bichinho da cidadania é motivador, percebemos que eles saem com o olhar mais atento, conscientes de seus direitos e deveres.

Além das oficinas com jovens em parceria com o CIEE, em 2015 realizamos também a Hackathon da Cidadania, mobilizando 30 jovens empreendedores para realizar 6 aplicativos de cidadania e empreendedorismo.

Outra atividade do Cultivando Cidadania Hacker em 2015 foi a Oficina “Monitorando a Cidade”, em que 20 cidadãos foram capacitados para usar o aplicativo do MIT – Massachusetts Institute of Technology – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Center for Civic Media) para fazer monitoramento social e impacto em políticas públicas.

A primeira oficina Cultivando Cidadania foi realizada em junho de 2014. De lá para cá, foram 14 oficinas que mobilizaram mais de 500 pessoas. Com a sua ajuda, o Cultivando Cidadania pode se expandir ainda mais! Conheça nossa causa: Cultivando Cidadania nas associações de bairro!

Com base na experiência com educação para a cidadania e monitoramento social (por meio do projeto De Olho na Câmara de Vereadores), desenvolvemos dois guias práticos que ensinam como impactar em políticas públicas e multiplicar nossas metodologias. Faça você mesmo:

Guia Prático: Como Monitorar e Incidir em Políticas Públicas?

Guia Prático: Como monitorar o Legislativo Municipal com auxílio da Lei de Acesso à Informação?

Saiba mais sobre o Cultivando Cidadania, assista esse vídeo:

Leave a Reply