Notícia

Resultados da Oficina “Monitorando a Cidade”

monitorando cidade oficina resultado

O Instituto Nossa Ilhéus sempre comprometido em sua missão de fortalecer a cidadania, a democracia participativa e o empreendedorismo, tendo por base a sustentabilidade e o monitoramento social promoveu no dia 16 de abril, a oficina “Monitorando a Cidade”. O “Monitorando a Cidade” é uma plataforma que ajuda comunidades a monitorar temas de interesse em suas cidades e avaliar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo poder público. Com apenas um celular, o sistema permite que qualquer cidadão colete dados relacionados aos desafios ou projetos que a comunidade considera prioritários. As informações coletadas por diversas pessoas são então reunidas e disponibilizadas na internet de modo a oferecer uma visão geral do problema. Os dados tornam-se assim uma poderosa ferramenta para informar a sociedade, mobilizar apoio e lutar por mudança.

 

O monitoramento social é uma prática cidadã, e aliados ao potencial tecnológico é uma poderosa formula para evidenciarmos as necessidades ilheenses.

Ministrada pela facilitadora Emilie Reiser, do MIT – Massachusetts Institute of Technology – Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Center for Civic Media), a oficina reuniu cidadãos, representantes da sociedade civil organizada como a instituição Nossa Uruçuca, União dos Estudantes Do Brasil (UEB), Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Associação de Moradores do Bairro Hernani Lopes Sá (AMBNLS), membros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Conselho Municipal da Alimentação Escolar e a equipe do INI.
A situação estrutural dos principais pontos de ônibus do centro de Ilhéus (Campanha Meu Ponto de Ônibus) e qualidade do serviço de transporte público no município (Ônibus Legal) foram as temáticas escolhidas pelo grupo.A pesquisa de percepção seguiu formulários elaborados na própria oficina. Perguntas como: de onde você está vindo? Por quanto tempo você espera o seu ônibus? Os horários do seu ônibus são bons para você? O ponto de ônibus é bem iluminado? O ponto de ônibus é coberto? Como o uso do celular de sistema operacional android o grupo fotografou os pontos de ônibus e entrevistou os cidadãos. Os dados coletados “georreferenciou” os pontos de ônibus e as opiniões alimentaram a plataforma do aplicativo, disponível para acesso nos links Meu Ponto de Ônibus e Ônibus Legal. Para acessar os aplicativos e colaborar com a campanha basta acessar de qualquer celular android a loja do Google Play, baixar o aplicativo “Monitorando a Cidade” e digitar os códigos da campanha: “Ônibus Legalcód. 567-354 e “Meu Ponto de ônibuscód. 456-425. Desta forma, todo o cidadão munido de seu próprio aparelho telefônicos pode participar da coleta, replicando o conteúdo, entrevistando amigos, colegas e vizinhos. Quanto maior for a visibilidade, o alcance da coleta de dados, mais concreta é a pressão diante do poder público.
Clique aqui e confira todos os dados coletados e não deixe de compartilhar essa informação!
http://monitor.promisetracker.org/pt-BR/campaigns/80/share e http://monitor.promisetracker.org/pt-BR/campaigns/79/share

1 Resposta

  1. Pingback : Oficinas Cultivando Cidadania 2015 | Nossa Ilhéus

Deixe um comentário