Notícia

ENCONTRO REÚNE MOVIMENTOS POR CIDADES JUSTAS E SUSTENTÁVEIS DE TODO O PAÍS

Nos dias 13 e 14 de dezembro, o Instituto Nossa Ilhéus e movimentos de todo o país estiveram reunidos em Betim-MG, no encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis para discutir avanços, conquistas e desafios enfrentados e propor estratégias de atuação em 2013. O movimento Nossa Betim foi o anfitrião do evento, que contou com o apoio da Fundação Avina e da FIAT.
A Rede foi criada em julho de 2008 e tem como objetivo fomentar a troca de informações e conhecimento entre os seus integrantes para promover o aprendizado mútuo, o apoio e o fortalecimento das experiências locais. 
Para o idealizador e coordenador geral do programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, “O esforço contínuo da rede já está colhendo seus frutos. Foi um grande processo político e pedagógico de transformação e mudança cultural que o movimento produziu. Até pouco tempo atrás não se pensava que um prefeito devesse trabalhar com metas de gestão e cumprir suas promessas de campanha.”
A incidência da Rede se dá em três eixos principais: Programa Cidades Sustentáveis, do qual são signatários prefeitos eleitos de 20 capitais brasileiras; Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, com atuação em 11 cidades-sede da Copa; e Transparência e Controle Social, com ênfase no acompanhamento do legislativo e do orçamento municipais.
Em 2013, o Programa Cidades Sustentáveis terá suas ações ampliadas com disponibilização de ferramentas para monitoramento de indicadores, acompanhamento do legislativo e da execução orçamentária, além de capacitações para viabilizar a sistematização dos indicadores e o acompanhamento das metas de gestão pelas cidades signatárias. 
Os participantes decidiram ainda que o próximo encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis acontecerá em Ilhéus-BA.
Com assessoria dos movimentos Nossa Ilhéus, Floripa Te Quero Bem e Instituto Soma Brasil.

Deixe um comentário