Notícia

Nossa Cidade: A mudança começa no Território Sul da Bahia

Estamos mudando para Nossa Cidade. Inspirados em Milton Santos, “Do local para o Global”!

foto de perfil setembro new

A razão social continuará a mesma. O que altera é o nome fantasia de Nossa Ilhéus para Nossa Cidade. Isso acontece porque a atuação do Instituto Nossa Ilhéus (INI) não se restringe aos limites geográficos do município de Ilhéus. A ideia é a criação de uma rede de atuação pela cidadania para qualquer lugar do Brasil e do mundo.

As boas práticas do INI estão alcançando outras cidades e territórios. Como o projeto “De Olho na Câmara de Vereadores“,  já replicado para Uruçuca e em vias de ser replicado para outros municípios. As aspirações e ações por um Território Sul mais cidadão é nosso objetivo. Com o “Programa Cidades Sustentáveis” temos cartas-compromissos assinadas por gestores de outros municípios do território litoral sul. Além de articulações com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC).

Certamente que a nossa visão agora é ganhar o mundo, portanto, o nosso farol estará mostrando o caminho para outras cidades.

Ilhéus assume o seu papel de uma das cidades mais antigas do país, tendo Milton Santos como nosso inspirador “Do local para o Global” . É aqui que a vida acontece!

“É chegado o tempo em que uma nova Geografia pode ser criada, porque o homem começa, um pouco em toda parte, a reconhecer no espaço trabalhado por ele uma causa de tantos dos males que o afligem no mundo atual” (SANTOS, 1986, p. 214).

Nessa nova geografia, não existem barreiras físicas. Estando aqui ou ali, estamos em todos os lugares. Somos seres do mundo, trabalhando num lugar para todo o mundo. Quer fazer parte disto? Fale conosco: contato@nossailheus.org.br

Território Sul da Bahia:

O Território Litoral Sul abrange uma área de 14.736,20 Km² e é composto por 26 municípios: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Floresta Azul, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A população total do território é de 772.694 habitantes, dos quais 139.828 vivem na área rural, o que corresponde a 18,10% do total. Possui 13.929 agricultores familiares, 2.330 famílias assentadas, 13 comunidades quilombolas e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,67.

O sul da Bahia é um território de grande significado histórico para o Brasil, além de abrigar uma das áreas mais ricas em biodiversidade do país. Essa riqueza cultural e natural, no entanto, convive atualmente com graves problemas sociais, originados principalmente pelo declínio da cultura do cacau, gestões públicas pouco eficientes, do pouca participação popular na política municipal. Vamos mudar isso! Encontre sua causa também: https://nossailheus.org.br/causas/

Fonte: Sistema de Informações Territoriais (http://sit.mda.gov.br).

 

Leave a Reply