Notícia

Municípios do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica participam da apresentação do Programa Cidades Sustentáveis

PCS_Santa Luzia_27_07_2016_Foto Tacila Mendes (9)Pré-candidatos ao legislativo e ao executivo de diversos partidos e cidades do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica participaram da apresentação do Programa Cidades Sustentáveis, na Câmara Municipal de Santa Luzia. Além do prefeito do município, Antônio Guilherme dos Santos, que assinou a carta-compromisso em 2012, marcaram presença no encontro produtores rurais e representantes de outros setores da sociedade civil daquela região.

A apresentação foi realizada pelo assessor do PCS e membro da Direção Institucional da Escola de Governo de São Paulo, Américo Sampaio. Ele também abordou temas como transparência, controle social e o papel da sociedade civil no monitoramento da gestão pública. Américo explicou como funciona a plataforma na internet criada pelo Programa e oferecida gratuitamente a todos os municípios que se comprometam a atualizá-la com indicadores. “A atualização dessa plataforma ajuda tanto os prefeitos, que podem acompanhar o trabalho das secretarias, como a população, que poderá cobrar de forma mais qualificada, saindo do ‘acho que’ para o uso de informações que mostrem como está a realidade do seu município e como devem melhorar”. Alguns indicadores a serem acompanhados são sugeridos pelo Programa, no entanto, outros podem ser criados e incluídos na plataforma, de acordo com as particularidade de cada local.
 
A ideia teve grande aceitação por parte dos cidadão e dos pré-candidatos presentes. “Já que é algo sem custo para o município, espero que os candidatos da minha cidade assinem a carta-compromisso. Entendi que o Programa traz a ideia de corresponsabilidade na relação gestor-cidadão e não de cobrança. Isso é cidadania”, comentou o produtor rural de Mascote, Antônio Rodrigues. 
 
Na ocasião, Max do Carmo e Fernando Qua apresentaram o trabalho do Comitê Produtores de Água e a importância de plantar água e preservar as nascentes para solucionar a crise hídrica no sul da Bahia.

Território Litoral Sul MAIS Sustentável

Depois que todos os municípios forem apresentados ao Programa Cidades Sustentáveis, será realizado, no dia 05 de setembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o grande evento Território Litoral Sul MAIS Sustentável, que irá reunir todos os pré-candidatos ao legislativo e ao executivo do Território Litoral Sul para assinar a carta-compromisso para o mandato 2017-2020. A carta é um documento de adesão ao Programa, pelo qual o pré-candidato se compromete, caso seja eleito, a adotar as diretrizes dos 12 eixos do Programa – que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas – como norteadores de sua atuação parlamentar.

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.  Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus

Programa Cidades Sustentáveis – É uma iniciativa de três organizações da sociedade civil –Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos –, que oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios. Acesse e conheça o Guia da Gestão Pública Sustentável www.cidadessustentaveis.org.br/gps. O Instituto Nossa Ilhéus compõe a Secretaria Colegiada da Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

Fotos: Tacila Mendes/Ascom INI

 

Deixe um comentário