Notícia

Ilhéus está entre os candidatos ao Prêmio Cidades Sustentáveis 2019

A implementação do Plano de Metas e o mapeamento arbóreo realizado em Ilhéus levou o município a figurar entre os candidatos ao Prêmio Cidades Sustentáveis. O município é signatário do Programa Cidades Sustentáveis, que tem como articulador local o Instituto Nossa Ilhéus, e busca estimular uma gestão pública orientada por metas.

Na Bahia, apenas Ilhéus e Salvador participam desta terceira edição do Prêmio, que recebeu 114 inscrições de boas práticas municipais, políticas inovadoras e bem-sucedidas na redução das desigualdades, referentes a 61 municípios de 15 estados do Brasil. 

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 18 de setembro, durante a conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis. O encontro reúne o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis. Especialistas que integram o corpo de jurados realizarão a análise das boas práticas inscritas, de acordo com os critérios estabelecidos.

A premiação irá considerar os resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade econômica (foco em gênero e raça), Acesso à serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura) e Acessibilidade. Neste ano, o prêmio é promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa conta com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú. Para saber mais, acesse o site https://www.cidadessustentaveis.org.br

Ativos naturais de Ilhéus aos olhos do mundo – Em maio, como parte da articulação realizada pelo Instituto Nossa Ilhéus para comprometer os municípios sul baianos com o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Ilhéus foi indicada para o encontro anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, em Washington, D.C., nos Estados Unidos. O evento discutiu soluções e experiências para aliar desenvolvimento das cidades e conservação ambiental. Dos seis municípios brasileiros presentes, o único representado pelo prefeito foi o de Ilhéus, que apresentou a boa prática da implementação do Plano de Metas e os ativos naturais do município.


Deixe um comentário