Notícia

MobCidades – COMUTRAN discute melhorias para os ônibus coletivos e transporte escolar em Ilhéus

Os membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (COMUTRAN) se reuniram na última terça-feira (14) no auditório do Centro Administrativo de Ilhéus para discutir a situação dos ônibus coletivos e do transporte público escolar.

Os conselheiros questionaram as condições dos ônibus coletivos urbanos e rurais, assim como a superlotação e ausência de elevadores funcionando em algumas linhas. A rediscussão ou até mesmo o rompimento do contrato foram citados como formas de solucionar os problemas.

O representante da empresa São Miguel, Josemir Dias, defendeu as concessionárias que prestam o serviço de transporte coletivo no município, citando os altos custos de manutenção da frota devido às condições precárias das vias urbanas e rurais do município. Para ele, é necessário que o Conselho discuta também outros temas relacionados à mobilidade urbana, como a obstrução de ruas e calçadas e melhorias no trânsito, que permitam maior rapidez nos deslocamentos feitos pelos ônibus em horários de pico.

O transporte escolar foi outro tema da reunião do Conselho. Presente na plateia, o estudante da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Uallessong Santos, falou das dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos estudantes da universidade que residem em Ilhéus. Segundo ele, os universitários precisam pegar, no mínimo, dois ônibus coletivos para chegar ao campus da UFSB, em Itabuna.

De acordo com Uallessong, o município descumpre o artigo 230, da Lei Orgânica, que determina que os ônibus utilizados no transporte escolar, após atendida a demanda da Rede Pública Municipal de Ensino, devem ficar disponíveis para os estudantes do Ensino Superior, matriculados em instituições localizadas em outros municípios. Ao fim da discussão, foi protocolado um requerimento para que a Secretaria Municipal de Educação cumpra o que determina o referido artigo da Lei Orgânica.

O representante do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Josimar Ferreira, ainda questionou as condições dos ônibus que fazem o transporte escolar público no município e o fato dos veículos adquiridos por meio do programa Caminhos da Escola não estarem sendo utilizados. Ele fez pedido para que o Conselho elabore requerimento solicitando que a Secretaria de Educação apresente relatório do número de veículos que realizam este serviço, o estado físico deles e as rotas por eles realizadas.

MobCidades foi apresentado ao COMUTRAN

Presente na reunião, o Consultor do Instituto Nossa Ilhéus (INI), Jonathan Souza, apresentou o projeto “MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direitos”, que visa o fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil para o monitoramento e a incidência na Política de Mobilidade Urbana. A ação é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e tem o financiamento da União Europeia. Fazem parte do projeto, movimentos de 10 cidades do Brasil, dentre as quais o Instituto Nossa Ilhéus.

Na oportunidade, Jonathan ainda apresentou as ações realizadas e planejadas por meio do projeto MobCidades em Ilhéus e destacou a importância da participação da sociedade civil na construção e implementação de soluções para o transporte público e a mobilidade urbana no município. O Consultor do MobCidades no INI, ainda divulgou a Semana da Mobilidade de Ilhéus, que será realizada entre os dias 17 e 23 de setembro, e que debaterá temas como transporte como direito social, acessibilidade, sistema cicloviário e a importância da implantação do Plano Municipal de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

A próxima reunião do Conselho será realizada no dia 11 de setembro e discutirá o assunto transporte coletivo.

Deixe um comentário