Notícia

Manchas de oléo na Costa do Cacau? – O Instituto Nossa Ilhéus segue atento

Algumas imagens estão circulando nas redes, apontando o aparecimento manchas de óleo no oceano próximas a uma Costa. No entanto, não temos confirmações oficiais de que sejam na Costa do Cacau.

Contudo, estamos em estado de alerta, e isso resultou na criação de um grupo com pessoas que representam Secretarias que deverão atuar transversalmente, inclusive Defesa Civil, Marinha, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Corpo de Bombeiros e voluntários de Organizações Não Governamentais de segmentos diversos.

Enquanto organização integrante de diversos espaços de governança, entre eles, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, informamos que integramos esse grupo, representado pela presidente, Maria do Socorro Mendonça.

Reiteramos que está sob a responsabilidade da Prefeitura gerir o grupo e comunicar à população sobre como proceder, baseado na nota do INEMA, quanto a procedimentos desde a coleta até a destinação dos resíduos, a fim de evitar danos maiores ao meio ambiente e às pessoas que estão sujeitas a entrar em contato com o material.

Mas, as informações que temos até o momento é de que a densidade do óleo que está chegando às praias não fica na superfície. Ainda temos esperança de que não chegue à Costa do Cacau, mas devemos estar preparados.

Outra iniciativa que fomos orientados a divulgar é que seja baixado o aplicativo TIMESTAMP, que permite que as fotografias sejam registradas com informações sobre latitude e longitude, o que facilita o trabalho de monitoramento e resgate de fauna.

Nós, do Instituto Nossa Ilhéus, seguimos visando contribuir para que nossa cidade e região não sofra danos.

Leave a Reply