Notícia

Instituto Nossa Ilhéus se reúne com prefeito para discutir mobilidade urbana e Conselho da Cidade

A implementação de políticas públicas para mobilidade urbana e a necessidade da implantação do Conselho da Cidade foram as principais pautas da reunião da equipe do Instituto Nossa Ilhéus com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, ocorrida na sexta-feira (14), no Centro Administrativo.

Estiveram presentes também os co-executores do MobCidades – Rotary Club, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Associação de Surdos de Ilhéus e Associação dos Criativos do Hernani Sá, além dos secretários Jerbson Moraes e Paulo Ceo, membros do Conselho de Meio Ambiente, além de funcionários da Sutram e membros do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes, da Associação dos Feirantes da Central de Abastecimento do Malhado, da Administração da Central de Abastecimento do Malhado.

Na pauta da reunião, foi destacada a urgência da implantação do Conselho da Cidade e da elaboração do Plano de Mobilidade para o município, que tem crescido e precisa se alinhar a um ordenamento sustentável.

Também foram mostrados os resultados dos dois concursos VivaACidade, realizados nas Semanas de Mobilidade, e voltados para estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Os projetos vencedores foram mostrados aos participantes da reunião como sugestões para intervenções necessárias na Central de Abastecimento e no centro.

Durante a conversa, os participantes falaram sobre o desafio que é pensar uma cidade para pessoas e não somente para carros, a referência à Lei de Uso e Ocupação do Solo, e observação das tendências mundiais de modo a permitir à população melhor mobilidade e mais acesso ao espaço público.

Uma das missões do Instituto Nossa Ilhéus enquanto organização da sociedade civil é fortalecer o poder público constituído, de forma apartidária e propositiva. Por isso, foi animador perceber a abertura para um diálogo sobre a cidade. O prefeito Mário Alexandre falou sobre a importância de debater alternativas que melhorem a vida das pessoas. “Ilhéus esbarra em um problema cultural. Quando vejo governo e comunidade dialogando em prol da cidade, me anima”, ressaltou. O prefeito ainda sugeriu a formação de uma comissão para tratar do assunto.

De acordo com o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes, foi entregue um documento de estudo realizado para reativação do Conselho da Cidade. “Um pedido do prefeito que o Conselho seja restaurado o mais rápido possível, pois, discussões como essa, vão estar na pauta do município para discussão desses problemas, informando à população tais projetos”, assinalou.

Fotos: Clodoaldo Ribeiro | Secom Ilhéus

Leave a Reply