Notícia

Instituto Nossa Ilhéus – Histórico, Missão e Motivação

Missão
Fortalecer a cidadania e a democracia participativa, tendo por base o desenvolvimento sustentável e o controle social. 

Surgimento e histórico da instituição 

 

 

 

Devido à queda na produção do cacau, Ilhéus vive a partir 1980 em uma crise socioeconômica. Desde a redemocratização do Brasil, Ilhéus teve um prefeito reeleito por 3 mandatos e , o prefeito do mandato 2004-2008 foi cassado e o prefeito que assumiu após a cassação do anterior enfrentou altos índices de rejeição.
Alguns dos vereadores da cidade mantêm o cargo por mais de 16 anos e a compra de votos para eleição é padrão. A prefeitura encontra-se com precatórios de aproximadamente R$40 milhões e está inadimplente com o Governo Federal, argumento pelo qual os prefeitos e secretários se eximem de suas responsabilidades. Os espaços de governança existem, mas nem todos se encontram em funcionamento e alguns aparelhados com o governo.
Neste cenário, nasce o Instituto Nossa Ilhéus, iniciativa de diversos líderes locais que almejavam melhorar a gestão pública, por meio do controle social, transparência e de um processo de educação da população. Iniciativas nacionais consolidadas, como a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Nossa São Paulo, serviram de fonte de conhecimento para a criação do INI.
O projeto, apartidário, nasce com o objetivo promover o fortalecimento de lideranças e, através da construção de indicadores, incentivá-las a participar ativamente dos espaços de governança, exercendo controle social e acompanhando a execução do Programa de Metas, sendo referência para os demais municípios do território Litoral Sul.
Assembleia de Fundação do Instituto Nossa Ilhéus

Deixe um comentário