Notícia

Instituto Nossa Ilhéus divulga trabalhos selecionados para apresentação na Mostra ‘Cidade e Movimento’

Dez pesquisas e projetos de intervenção nas áreas de mobilidade e acessibilidade urbana serão apresentados no dia 18 de setembro na Mostra de Estudos e Projetos Cidade e Movimento, que faz parte da programação da Semana da Mobilidade do Sul da Bahia. A realização da Mostra é uma iniciativa do Instituto Nossa Ilhéus (INI) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio do projeto MobCidades, e conta com o apoio do Teatro Popular de Ilhéus.

Confira o resultado.

Os trabalhos foram escolhidos entre 23 propostas inscritas em um processo seletivo aberto no dia 13 de agosto. As pesquisas e projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora formada por três arquitetos e urbanistas da região: Artur Valente, Anamaria Binazzi e Marcelo Augusto. Os avaliadores levaram em conta os critérios estabelecidos no edital de seleção, como atendimento às regras do regulamento; relevância do conteúdo para a análise e/ou solução de problemas de mobilidade e acessibilidade, e originalidade e inovação das abordagens trabalhadas.

Confira o edital da Mostra.

Foram aceitos resumos de trabalhos inscritos nas categorias pesquisa científica e projeto de intervenção, tendo como foco a análise de problemas e/ou apresentação de soluções para a melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana nas cidades de Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una ou Uruçuca. Participaram da seleção estudantes universitários, professores, arquitetos e urbanistas, engenheiros e outros profissionais da área.

Os trabalhos deverão ser apresentados em formato de banner confeccionado em material tipo lona, formato A1 (60cm x 85 cm), posição vertical, no dia 18 de setembro, às 19h, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. Na ocasião, os participantes da Semana da Mobilidade poderão conferir, analisar, tirar dúvidas  e votar nos melhores estudos e projetos. Os autores dos três trabalhos que obtiverem melhor votação apresentaram de forma oral as suas propostas durante o evento.

Para mais informações, entre em contato através do nosso e-mail: contato@nossailheus.org.br.

Sobre os avaliadores

Annamaria Binazzi – Arquiteta e urbanista formada pela Escola da Cidade, em São Paulo. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura desenvolvendo projetos para edificações, inclusive no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat, junto ao arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Após uma pesquisa pessoal sobre ambiente construído de baixo impacto no ambiente natural, atua também com paisagens ecológicas no Sul da Bahia.

Artur Valente – Arquiteto e urbanista formado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Sistema Viário pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e Pós-Graduado em Mobilidade e Planejamento Urbano na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Foi sócio da arquiteta e urbanista Sandra L. Valente no escritório Valente, Valente: Arquitetos. Elevou sua experiência na área de mobilidade ao elaborar e executar projetos macros e intervenções pontuais para órgãos municipais e entidades de Transportes, como Prefeitura São Paulo e Região Metropolitana, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transporte Urbano de São Paulo (EMTU) e Companhia Metropolitana de São Paulo (METRÔ).

Marcelo Augusto – Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e em Arquitetura e Urbanismo pela UNIME. É também especialista em Planejamento de Cidades pela Unyleya. Atualmente, é sócio da empresa Mobili Planejamento e Consultoria e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Itabuna (COMDUS).

Sobre o MobCidades

Desde 2017, o Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (INESC). Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais, em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público destinado à área de mobilidade urbana, por meio de incidências locais e nacional. Conheça as ações do MobCidades em Ilhéus através do link: https://www.nossailheus.org.br/?s=mobcidades.

Acompanhe as redes do Instituto Nossa Ilhéus: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e Instagram @nossailheus, e colabore com o nosso trabalho em prol do monitoramento social e da democracia participativa.


Leave a Reply