Notícia

INI participa de seminário onde foi discutida a criação da Região Metropolitana Sul da Bahia

O seminário Região Metropolitana Sul da Bahia, foi uma grande oportunidade para conhecimento por parte da sociedade civil, sobre a criação da Região Metropolitana ou Aglomeração Urbana, sobre os objetivos de política metropolitana que envolvem o tema, além de ter sido um espaço para que proposições fossem feitas.

Na abertura do evento, o Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro disse acreditar que é fundamental a participação da sociedade civil nesse processo para que se possa desenvolver um trabalho denso e que leve a pensar, planejar e articular ainda mais.

Seguindo a abertura do evento duas grandes palestras com temas “Gestão de Regiões Metropolitanas – Experiência no Brasil” proferida pelo Coordenador da Rede IPEA e do Projeto Governança Metropolitana no Brasil – Marco Aurélio Costa, seguido da palestra proferida pelo Arquiteto e Urbanista especializado em Desenvolvimento Urbano, Jório Cruz. As duas palestras foram seguidas de perguntas e sugestões do público presente. À tarde foram apresentados os estudos da SEDUR e da Bahiagás, seguido também de discussão com os presentes.

O seminário foi encerrado com a fala do prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, que discorreu sobre essa antiga aspiração dos municípios do Sul da Bahia, dizendo “a partir desta parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com as prefeituras, com o apoio de órgãos estaduais, como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). Esperamos e acreditamos que este seja um importante passo para alavancar o desenvolvimento de toda a nossa região”.

 

Fazendo parte dos encaminhamentos, foi lida a carta do Sul da Bahia e em seguida assinada pelos gestores dos municípios que propõem a criação da Região Metropolitana, além da UESC, representado pelo seu vice-reitor Evandro Sena Freire, da CEPLAC, representada pelo Antônio Cesar Zugaib, da EMBASA representada pelo seu gerente regional, Claudio Fontes e do Instituto Nossa Ilhéus, representado pela sua Diretora Presidente, Maria do Socorro Mendonça.

Deixe um comentário