Notícia

INI apoia Feira Criativa do Pontal que acontecerá nesse final de semana

A Feira Criativa do Pontal será realidade nos dias 21/12 e 22/12. A Feira Criativa do Pontal, além ser mais uma opção de lazer, tem por objetivo fomentar os negócios que utilizam a criatividade como ferramenta principal dos seus produtos e serviços. O evento foi idealizado pela comunidade e conduzido pela Associação de Moradores do Pontal (Amop) e pelo Movimento Pontalense de Cidadania, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Nossa Ilhéus. O projeto é fruto de reuniões ocorridas no salão paroquial da Igreja São João Batista durante o mês de outubro.

A Feira Criativa do Pontal reunirá artistas plásticos, músicos, microempreendedores, comerciantes e artesãos na Praça São João Batista, que passará por reformas para melhor atender a sua grande demanda. Essa reforma será realizada pelo Grupo Cidadelle, através do programa ‘Adote uma Praça’, criado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. A arquiteta Simone Flores contribuirá doando a planta arquitetônica.  Durante o último encontro, o vice-prefeito e secretário municipal de Indústria e Comércio Carlos Machado (Cacá) apresentou o programa Balcão do Empreendedor e reafirmou o apoio do prefeito Jabes Ribeiro ao projeto de transformação do Pontal em Bairro Criativo.

A feira será realizada, unindo a criatividade e a criação de novos negócios e ao entretenimento e lazer. Segundo Claudiana Figueiredo, Gerente Regional do SEBRAE, “que os visitantes terão como atrações espaços de literatura, apresentações de artes performáticas e vendas de produtos provenientes de empreendedores criativos anteriormente cadastrados pelo SEBRAE”.

O SEBRAE contribuiu mais, oferecendo cursos de manipulação de alimentos, designer para organização das tendas e apresentação dos produtos e ainda de formatação de preços para o consumidor.

Segundo Maria do Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, a Feira Criativa do Pontal é o PONTALPÉ das iniciativas de economia criativa depois que foi realizado em Ilhéus a oficina com Ana Carla Fonseca, numa parceria do SEBRAE e Instituto Arapyaú, dando início ao ciclo de oficinas que aconteceram em 2012 em 10 regiões da Bahia, fomentando um novo caminho para as gestões públicas dos municípios, com mais geração de riqueza, qualidade de vida, trabalho e renda, por meio da economia criativa.

 

Além da Feira Criativa, os pontalenses José Henrique Abobreira e José Rezende Mendonça já providenciaram o esboço do calendário de festejos populares do Pontal e o que acontece neste final de semana, é apenas o início do resgate de festejos tradicionais do Bairro.

Deixe um comentário