Notícia

Cidadania em Debate: O Poder Legislativo

O Projeto Cultivando Cidadania debateu nesta sexta-feira (11) o papel do poder legislativo de Ilhéus, destacando a sua competência e a importância da participação cidadã, para o bom desenvolvimento do controle social e as práticas eficazes de cidadania. Participaram do debate o vereador Alzimário Belmonte (Gurita), representando a poder legislativo municipal, a professora universitária, Nájara Gomes, o cidadão Emílio Giglio e a diretora-presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça. 

A professora Najara questionou: “Será que o povo de Ilhéus está refletindo sobre o que é cidadania?” O cidadão precisa se indignar, mas precisa também participar do processo democrático. É importante cobrar do vereador ações e é nessa participação que está o exercício da cidadania. O vereador Gurita destacou que o povo precisa de um de formação e de estímulo, sendo necessária a cultura da democracia participativa. Complementou afirmando que a câmara legislativa de Ilhéus está aberta para construir uma agenda positiva.

Socorro Mendonça alertou sobre a atitude normal do cidadão quando sempre age buscando transferência de responsabilidade. “As pessoas passaram a cobrar do Instituto Nossa Ilhéus os resultados ao invés de cobrar da câmara de vereadores. O projeto “De Olho na Câmara” provoca incomodo em alguns vereadores que chegam a questionar por que a instituição não fiscaliza o poder executivo? É necessário que os vereadores entendam que, se a sociedade civil organizada passar a fazer o papel do legislativo não precisaremos mais dele”, destacou Socorro. “A câmara municipal de Ilhéus precisa ser transparente”, finalizou.  

O cidadão Emílio Giglio abrilhantou o debate e convidou a sociedade às boas práticas de cidadania através do voto consciente, jogar lixo em caixas coletoras, participar das sessões da câmara de vereadores e a pensar no desenvolvimento da sua comunidade. O quadro Cidadania em debate ocorre no programa Verdade Bem Dita da Conquista FM, a partir de 12h15. Às sextas-feiras nesse horário, sintonize 105.9.

Deixe um comentário