Notícia

De Ilhéus para a Alemanha: As boas práticas do Instituto Nossa Ilhéus!

O associado do INI, Gunter Kipfmuller apresentando o "De Olho na Camara de Vereadores" no Festival Latino 2015 na Alemanha – Mannheim.

“De Olho na Camara de Vereadores”  metodologia de monitoramento social do INI apresentada na Alemanha no Festival Latino 2015,

O Instituto Nossa Ilhéus acredita que boas práticas devem ser compartilhadas e multiplicadas. Por isso, ficamos felizes de saber que as boas práticas do INI estão inspirando a Alemanha.  O projeto de monitoramento social “De Olho na Câmara de Vereadores” foi apresentado em Maio de 2015 no Festival Latino na Alemanha – Mannheim, pelo nosso associado Gunter Kipfmuller. O Instituto Nossa Ilhéus também inspirou debates e painéis sobre a participação cidadã nas cidades e a sustentabilidade urbana, onde o movimento ilheense serviu de exemplo de prática de impactos na administração e políticas públicas municipais.

A palestra de Gunter Kipfmuller “Nossa Cidade – Novos movimentos cívicos no Brasil” aconteceu em 21 de Maio de 2015, como parte do Festival Latino 2015, organizado pelo projeto Horizonte Brasil – Alemanha. O evento discutiu as soluções cidadãs para as cidades.

A maioria das decisões que determinam o futuro e a qualidade de vida dos cidadãos dependem de um bom desenvolvimento urbano e de uma boa política de governança. Desta forma, as ações políticas afetam diretamente a vida cotidiana.

Em busca de “Cidades Sustentáveis“, faz-se necessário, iniciativas de cidadania que evoquem uma maior transparência, participação, mobilização da sociedade civil, formando cidades mais eficientes, confiáveis e mais habitáveis. O INI foi apresentado como um exemplo de ação bem-sucedida de organização de sociedade civil como exemplificado no caso do Porto Sul de Ilhéus –BA.  Uma vez que, os debates por saídas mais sustentáveis e menos degradantes continuam, é valido lembrar que a conscientização popular dos impactos gerados por projetos que visam tão somente o lucro, pouco zelando pela continuidade dos recursos naturais e a população nativa é parte de uma luta pela cidadania. Acreditamos que o caminho correto é o bem comum, e isso só se faz com a cidadania!

Que nossas ações inspirem a Europa a encontrar soluções sustentáveis para suas cidades!

Confira o link em alemão sobre a palestra.

Festival latino na Alemanha  INI e porto sul - Gunter