Notícia

Jovens ilheenses participam do Festival da Juventude em Vitória da Conquista

Neste final de semana, 15 jovens integrantes do Grupo de Trabalho da Juventude de Ilhéus, participaram do Festival da Juventude em Vitória da Conquista. O Instituto Nossa Ilhéus compõe o Grupo de Trabalho da Juventude e apoiou, junto com a União dos Estudantes do Brasil – Regional de Ilhéus, a ida dos jovens ao Festival.


O Festival, realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, teve como tema “Fazer parte em toda parte” e contou com uma programação repleta de debates, palestras, rodas de conversa, encontros de movimentos sociais e apresentações culturais.


Os jovens de Ilhéus que estiveram presentes no Festival atenderam palestras como “Estatuto da Juventude e juventude Viva”, “Comunicação, Redes Sociais e Ativismo Político”, “Economia Sustentável e Criativa” e dialogaram com pessoas atuantes em âmbito estadual e nacional como Severine Macedo, Secretária Nacional da Juventude; Ângela Guimarães, Presidente do Conselho nacional da Juventude; José Geraldo dos Reis Santos, Diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia; Eduardo Matted, do Ministério do Meio Ambiente e Gabriel Ribeiro, Mestre em Economia e especialista em Economia Criativa; Cynara Menezes, Jornalista da Carta Capital e autora do Blog Socialista Morena, entre outras. Toda a programação do Festival pode ser encontrada aqui.


Em Ilhéus, o Grupo de Trabalho da Juventude atua no intuito de formar a Política Pública da Juventude na cidade. Quem tiver interesse em contribuir, pode acessar a proposta ao Projeto de Lei formulada pelo GT aqui e enviar sua contribuição. Maiores informações podem ser obtidas no Blog do COMJUVI.




Ter ido para o Festival da Juventude de Vitória da Conquista e ver como funciona uma estrutura governamental, 

discutindo com a juventude, como serão implementadas as Políticas Públicas da Juventude, com certeza fez o grupo 

acreditar que é possível sim, interferir nas decisões políticas de nossa cidade, motivando cada vez mais jovens a participar do

processo de instauração do Conselho Municipal.

Mario Schneider, jovem participante do Grupo de Trabalho da Juventude.



Entendo que a participação de todas e todos garantiu um ímpeto a mais para com a demanda dos Jovens da cidade e inflamou a vontade para construir um evento semelhante em suas especificidades. Por fim, acredito que a participação de jovens nos processos de cidadania caracteriza-se como um ótimo ensejo para mostrarmos o nosso protagonismo, nossas perspectivas e demandas frente aos representantes políticos que nos servem. Juventude de todo o município, uni-vos!

Gabriel Moreira, jovem participante do Grupo de Trabalho da Juventude.

Leave a Reply