Notícia

Frente Parlamentar Ambientalista será lançada em Ilhéus dia 31

A Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente em Ilhéus será lançada em audiência pública, na próxima segunda-feira (31), às 16h. O evento acontece na Câmara Municipal e será mediado pelo vereador Vinícius Alcântara (PV), presidente da Frente. Respeitando as medidas de contenção da COVID-19, o público poderá acompanhar a audiência e interagir apenas virtualmente, pelo canal do Youtube da Câmara.

O lançamento da Frente marca um passo importante em Ilhéus, reconhecida pela Unesco como um município verde, por ser um hotspot da Mata Atlântica. De acordo com o vereador Vinícius “o objetivo é a construção do debate para a comunidade e com a comunidade, trazendo informações de altíssimo nível e com base científica, que demonstram o grande valor que o nosso patrimônio natural tem, o que já traz de benefício para nós e como utilizar esses benefícios de forma sustentável”.

Assim, para compartilhar informações importantes sobre a temática, estarão presentes convidados especialistas e representantes da sociedade civil organizada. São eles: o professor da UESC e presidente do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha; a professora da UESC e pesquisadora da RESEX Canavieiras, Erminda Couto; o professor da UESC e coordenador de projetos socioambientais, Guilhardes Júnior; a empreendedora social e representante do coletivo Preserva Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça; e o doutor em Geologia Marinha, Rian Pereira.

Para vencer o desafio de um debate que realmente impacte no município “é necessário ter a participação efetiva dos colegiados ambientais para discutirmos a legislação ambiental em vigor, e também trazer para o centro da discussão as questões socioambientais mais emergentes que estão acontecendo em nossa cidade e região. A participação da população de Ilhéus é de extrema importância para a validação dessa importante agenda”, pontua Vinícius.

Também compõem a Frente os vereadores Edvaldo Gomes (DEM), Aldemir Almeida (PP), Gurita (PSD), Enilda Mendonça (PT), Tandick Resende Júnior (PTB) e Cláudio Magalhães (PCdoB).  Por seu caráter suprapartidário, esta instância visa também apoiar políticas públicas, ações governamentais e da iniciativa privada que promovam o desenvolvimento sustentável, em conjunto com a sociedade civil organizada.

Deixe um comentário