Notícia

Festival Esperança Conduru 2015

Festival Esperança Conduru 2015:  arte e cultura conectando sociedade e natureza. 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2015 em Serra Grande, Bahia.

Arte, música, gastronomia e cultura mobilizando, envolvendo e integrando a sociedade em prol da conservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico e cultural no Mini–Corredor Ecológico Conduru–Boa Esperança (biorregião Ilhéus / Uruçuca / Itacaré).

Praça Pedro Gomes – Serra Grande – Uruçuca – Bahia

Um dos mais exuberantes cenários de Mata Atlântica do sul baiano, a localidade de Serra Grande, distrito turístico do município de Uruçuca, será palco de mais uma edição do Festival Esperança Conduru, que acontece entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro na praça Pedro Gomes, no centro da vila.

A proposta é utilizar elementos da arte e da cultura como fios condutores para mobilizar, envolver e integrar a comunidade nas questões que envolvam a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico no corredor ecológico Esperança-Conduru, que vai do Parque Municipal da Boa Esperança até o Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), localizado em Área de Proteção Ambiental (APA), na biorregião de Itacaré/Uruçuca/Serra Grande.

A programação do evento inclui feiras de cidadania, de exposição de produtos locais e gastronomia, além de minicursos, palestras, passeios, apresentações musicais e artísticas. Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook.

Em paralelo ao evento, acontece o II Encontro de Integração das Unidades de Conservação do mini-corredor ecológico Conduru, tendo com tema central do debate “A construção de um marco regulatório para a implantação de Estrada-Parque”. “A meta é fortalecer a integração e o envolvimento dos diferentes atores sociais como instituições não-governamentais, agente públicos, setor produtivo da Economia Criativa e sociedade civil, em benefício das comunidades que vivem no entorno das APA e parques da região.

O Festival está sendo organizado e realizado pela Rede Esperança Conduru, da qua o Instituto Nossa Ilhéus faz parte. O evento é patrocinado pelo Instituto Arapyaú e pela Coelba e conta ainda com apoio de diversas entidades como a Prefeitura Municipal de Uruçuca e o Sebrae.

A representação regional do SEBRAE, sediada em Ilhéus, está prestando assessoria direta a muitos dos empreendedores que estarão expondo suas produções durante a Feira de Artesanato e Gastronomia do Festival. “O projeto do festival tem se apresentado como um modelo inovador de desenvolvimento através da Economia Criativa, valorizando iniciativas regionais e transformando ações individuais em economia empreendedora e compartilhada”, elogia a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

A Coelba participará do Festival Esperança Conduru com uma “agencia móvel” para atendimento à população, no dia 31 de janeiro, das 14 às 19 horas, na Praça Pedro Gomes.

Oficinas e Passeios Ecológicos

Durante o evento, oficinas e passeios ecológicos serão oferecidos gratuitamente, mas é preciso se inscrever antes. Clique aqui para fazer sua inscrição nas oficinas e passeios.

Empreendedorismo: o SEBRAE promove a oficina “Seja um Empreendedor Individual, aproveite!” no dia 30 de janeiro, sexta-feira, das 9 às 12 horas, na Casa Azul (Serra Grande). Após a palestra haverá orientação e formalização das MEIs (Micro Empreendedores Individuais), orientando os microempreendedores a fazerem sua declaração anual.

Redes e Transformação Social: Os facilitadores Evelyn Araripe, Thomas Ufer e Raquel Davi serão os anfitriões da oficina “O Poder Transformador das Redes” no sábado, dia 31, a partir das 14h.

OFICINAS:
└●►Poder transformador das Redes, na Casa Azul.
└●►Compostagem, na Casa Verde.
└●►Produção de sabão ecológico, na Casa Verde.
└●►Pagamento de serviços ambientais, na Represa de Serra.
└●►Produção chocolate artesanal, na Assoc. dos Pequenos Agricultores.
└●►Produção artesanal geléias e compotas, no Espaço Luz da Serra.
└●►Seja um Empreendedor Individual, aproveite! na Casa Azul.
PASSEIOS ECOLÓGICOS:
└●► Pontos históricos da Vila de Serra.
└●► Parque Estadual da Serra do Conduru.Todos os passeios saem da Praça Pedro Gomes.

Apresentações Culturais

As apresentações culturais incluem conhecidos artistas e grupos locais da região. No palco principal, se apresentam:

Eloah Monteiro ★ Trovão da Serra & Jorge Alabe ★ Circo da Lua

★ Boi da Juerana ★ Cia de Teatro Infantil Pano de Fundo ★ Balé Afro Dilazenze

Na Tenda das manifestações culturais, estão confirmadas as seguintes apresentações:

★ Coral Madrigal da Ponta da Tulha, com Prof.Robenildo ★ Capoeira Regional, com Tiago e Guga ★ Parábola do Planeta Azul, com Cecilia de Oliveira ★ Roda de Conversa com agricultores, com Fabíola ★ Cidadão da Mata, com Chelah

★ Ébano Músicas Ambientais ★ Revelação da Serra ★ Roda de Conversa com pescadores e marisqueiras, com Marcio ★ Contos e Histórias Infantis, com Márcia de Oliveira ★ Banda da Levada.

Confira a programação completa

Programação Completa Festival Esperança Conduru

Esperamos você lá!

 

Leave a Reply