Notícia

Estudantes do Colégio Vitória apresentam ao prefeito de Ilhéus projetos de sustentabilidade para a cidade

Na manhã desta quarta-feira (20), cerca de 30 alunos do Colégio Vitória e 1º e 2º ano do Ensino Médio, acompanhados por professores, se reuniram com o prefeito Mário Alexandre no Centro Administrativo de Ilhéus para apresentar o projeto piloto do Ecoponto e entregar uma carta aberta e o resultado de um abaixo-assinado.

O tema partiu das discussões que aconteceram nos últimos dois meses em sala de aula, o que incluiu a palestra ministrada pela presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, sobre resíduos sólidos, no dia 08 de outubro.

Como resultado das discussões em sala de aula, os alunos planejaram e implementaram o projeto “Sustentabilidade: a escola e a comunidade”, que busca soluções para questões urgentes para a cidade, como preservação ambiental, descarte de resíduos sólidos e coleta seletiva.

Ecopontos – A projeto visa criar Ecopontos públicos para estimular na população, o descarte do lixo produzido. Para instalar um próximo ao Colégio, os alunos realizaram uma rifa, e se comprometeram a monitorar o ecoponto para sua manutenção. Outra proposta apresentada foi um projeto de lei que combate o uso de canudos plásticos.

Carta aberta  e abaixo assinado– A estudante do 2º ano, Júlia Dórea, de 17 anos, fez a leitura da carta aberta de apoio à Cooperativa de Catadores Consciência Limpa de Ilhéus – Coolimpa, e a entregou ao prefeito junto com as laudas contendo as 5537 assinaturas de um abaixo-assinado. A cooperativa é a primeira da cidade e abarca 80 famílias de agentes ambientais que vivem de resíduos sólidos recicláveis. Como resultado, foi agendada para a a próxima semana uma visita do prefeito Mário Alexandre a sede da Cooperativa.

Fotos: Clodoaldo Ribeiro – Secom Ilhéus



Leave a Reply