Notícia

Turismo em Pauta: Projeto de Turismo da Costa do Cacau e Criação do Conselho Municipal

No dia 20 de agosto de 2015 aconteceu o Encontro SEBRAE: Projeto de Turismo da Costa do Cacau. Com a presença do Secretário Interino da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) Josenaldo Cerqueira, Claudiane Figueiredo, Gerente Regional do SEBRAE-BAHIA e empresários e lideranças da sociedade civil organizada, participaram de Reunião para Apresentação da Proposta de Criação de um Grupo Excelência na Área de Turismo na Cidade de Ilhéus.O projeto prevê a criação de uma rota de atividades e atendimento de qualidade para o turismo na região.  Os empreendedores foram convidados á compor uma rede de serviços em que atenda os turistas desde sua recepção.

A diretora administrava financeira do Instituo Nossa Ilhéus, Eulina Lavigne participou do evento e destaca:

É necessário incentivar o turismo! Temos uma região lindíssima e os nossos turistas não tem uma rota de atividades que favoreça o aquecimento deste setor. Por isso, este encontro foi bom. Como bons empreendedores que somos, devemos investir na qualidade dos serviços oferecidos. Quem entrar na rede, com certeza terá retorno.

O SEBRAE propõem ainda uma consultoria especializada para os interessados em participarem da rede. Os custos desta capacitação serão arcados pelo SEBRAE em 80% e 20% pelo empreendedor. O Projeto Piloto será implantado na Lagoa Encantada para o Verão 2016.

19-08-2015 II Encontro de Gestão Participativa do Turismo

II Encontro de Gestão Participativa do Turismo:

Realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), no dia 19 de agosto de 2015 ocorreu a 2° reunião do Conselho Municipal de Turismo de Ilhéus (COMTUR).  Representantes da Sociedade Civil Organizada, empresários e Técnicos da SETUR, discutiram as atividades do Conselho e a aplicação do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), no município de Ilhéus – BA. O tema central da palestra foi o “Turismo sustentável: perspectivas para Ilhéus”. A presidente do INI, Maria do Socorro Mendonça esteva presente no evento.

19-08-2015 II Encontro de Gestão Participativa do Turismo

19-08 2 reuniao Turismo  (2)O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) tem a característica de Conselho Municipal. Desta forma, propõe o planejamento participativo nas gestões locais, constituindo um fórum deliberativo. O objetivo é consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística. Já o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) tem por objetivo financiar atividades voltadas ao desenvolvimento do setor, como a divulgação dos potenciais de Ilhéus.

O Instituto Nossa Ilhéus participou ativamente da criação do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo.

Leave a Reply