Notícia

Encontro vai reunir candidatos dos 26 municípios do Território Litoral Sul, dia 05, na UESC

 

MailMkt

Candidatos e candidatas ao legislativo e ao executivo dos 26 municípios do Território  participam do Encontro Território Litoral sul MAIS Sustentável, dia 05 de setembro, a partir das 14h, no Auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

O evento vem oportunizá-los a assinar a carta compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que oferece uma agenda completa para os municípios, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Também será apresentado um conjunto de 74 indicadores de cada uma das cidades, com dados dos últimos sete anos referentes à saúde, educação, bens naturais comuns, economia, meio ambiente, justiça social e mobilidade.

Mais de 300 municípios brasileiros já aderiram ao programa e receberam gratuitamente instrumentos e um banco de boas práticas com ações de gestores de cidades do mundo inteiro. Inspirando as gestões municipais a utilizarem seus próprios indicadores como referências para planejamento e execução de políticas públicas, o PCS considera uma abordagem sistêmica sempre com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, integrando os diferentes campos que interagem no município, como econômico, social, ambiental, tributário, tecnológico e cultural.

O Encontro será aberto ao público e contará com a presença da reitora da UESC, Adélia Pinheiro; do coordenador nacional do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew; da assessora do programa, Clara Meyer; do diretor superintendente do SEBRAE-Bahia, Adhvan Furtado, e de gestores de Campinas (SP) e de Abaetetuba(PA), que partilharão experiências bem sucedidas baseadas no programa. Haverá, ainda, celebração de compromissos entre a UESC, o Instituto Nossa Ilhéus e o Programa Cidades Sustentáveis. Na ocasião, o Sebrae também fará apresentação sobre Política Pública de Desenvolvimento de Micro e Pequena Empresa. Os candidatos que se disponibilizarem a aderir ao Programa participarão da cerimônia de assinatura da carta compromisso durante o evento que será amplamente divulgado.

O Encontro Território Litoral Sul MAIS Sustentável é uma realização do Instituto Nossa Ilhéus, da UESC e do Sebrae e tem o apoio do Instituto Arapyaú, da Amurc e do Instituto Nossa Uruçuca. O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da sociedade civil organizada e apartidária, realizado pela Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos e da Rede Brasileira por Cidades justas, Democráticas e Sustentáveis.

ACESSE O GUIA DE GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL

Território Litoral Sul – Abrange os municípios de: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Floresta Azul, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

Confirme sua inscrição pelo nosso sistema para ter acesso ao certificado de participação: 

https://www.sympla.com.br/encontro-litoral-sul-mais-sustentavel__83005

*Evento aberto ao público. Você poderá participar mesmo sem inscrição prévia.

Para mais informações entre em contato

E-mail: contato@nossailheus.org.br

Telefone: 73 3017-1746

Assista ao vídeo e saiba mais:

Encontro TLSMS

 

Confira a programação:

14h00 – Protocolo de abertura: Boas vindas pela Magnífica Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, execução do hino nacional por Adriana Carvalho com o maestro Antonio Melo e apresentação de vídeo institucional do Programa Cidades Sustentáveis;

15h00 – Apresentação do Programa Cidades Sustentáveis – Oded Grajew (Coordenador Nacional do Programa);

15h30 – Apresentação da Plataforma de Indicadores Território Litoral Sul – Clara Meyer (Coordenadora da Plataforma do Programa);

16h00 – Cerimônia de Assinatura Termo de Cooperação Técnica UESC e Instituto Nossa Ilhéus
e Protocolo Compromisso com Programa Cidades Sustentáveis e UESC;

16h10 – Apresentação de Política Pública de Desenvolvimento Micro e Pequena Empresa – SEBRAE;

16h30 – Experiência de Gestão com Programa Cidades Sustentáveis – Abaetetuba|PA;

17h00 – Experiência de Gestão com Programa Cidades Sustentáveis – Campinas|SP;

17h30 – Cerimônia de assinatura Cartas Compromisso pelos candidatos ao Executivo.

1 Resposta

  1. Pingback : “O que não medimos , não avaliamos” – confira o debate sobre Educação para a sustentabilidade | Nossa Ilhéus

Deixe um comentário