Notícia

Eleições 2020 – ‘Preserva Ilhéus’ busca adesão ao Programa Cidades Sustentáveis e lança agenda de lives com candidatos

Por: Preserva Ilhéus

Semana importante para o projeto 2034 – ANO 500 – A ILHÉUS QUE QUEREMOS SER do Coletivo Preserva Ilhéus.

Membros do movimento Preserva Ilhéus são recebidos pelos candidatos que se comprometeram com o Programa Cidades Sustentáveis.

Seis dos oito pré-candidatos a prefeitura da cidade receberam nossos representantes oficialmente entre os dias 22 e 24 de setembro. Nas reuniões, foi entregue a eles um ofício convite para participação no projeto, um pendrive com todos os vídeos produzidos pelo Coletivo e uma Carta Compromisso para que cumpram o Art. 73 da nossa Lei Orgânica do Município de Ilhéus – LOMI.Bernadete Souza (PSOL)/Vice Hacker Meira (PSOL) , Cacá Colchões (PP)/Vice Everaldo Anunciação (PT), Reinaldo Soares (PRB)/Vice Clóvis Júnior (PTB), Roberto Barbosa (Solidariedade)/Vice Gildo Pinto (Solidariedade) e Valderico Júnior (DEM)/Vice Dorival Freitas (DEM) atenderam a solicitação do Coletivo e assinaram a Carta.

Eles vão participar das lives e do debate previstos no projeto. João Barros (PRTB)/Vice Daud Lima (PRTB) receberam o material, mas não assinaram a carta, pediram um tempo para analisar junto as bases e ainda não nos retornaram. Os pré-candidatos Cosme Araújo (PDT)/Vice Capitão Ildiceu Bastos (PDT) e Mário Alexandre (PSD)/Vice Bebeto Galvão (PSB) não nos receberam até agora.

O pendrive entregue aos pré-candidatos contém os vídeos de 5 minutos divulgados nas redes sociais sobre o Projeto 2034 e os eixos, organizados conforme segue:

INTRODUÇÃO

• “2034 – Ano 500 – A Ilhéus que queremos ser”  por Ramayana Vargens – Professor, jornalista, produtor cultural, membro da Academia de Letras de Ilhéus.

• “A gênesis de uma Cidade – aspectos geográficos e humanos e Nasce uma Cidade” por Gilmar Trindade – Doutor em Geografia Urbana, com atuação na UESC e no PROET/UNEB Salvador.

• “O Brasil a partir da Capitania de Ilheos” por André Rosa – Professor na UESC presidente da Academia de Letras de Ilhéus.

• “Ilhéus Divisão Administrativa e limites territoriais” por José Nazal Pacheco Soub – Cidadão ilheense.

• “Política pública” por Josefa Sonia Fonseca –  Professora da UESC no DCAC e do Mestrado em Educação.


EIXOS DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS

1   –   “Governança” por  Morgana Krieger – Doutora em Administração Pública e Governo e Cofundadora do INI.2   –  “Bens Naturais Comuns” por  Rui Barbosa Rocha – Agrônomo, professor de Geografia Regional UESC e Diretor doInstituto Floresta Viva.3 –   “Equidade, Justiça Social e Paz” por Guilhardes Junior – Professor da UESC e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.4 –  “Gestão Local para a Sustentabilidade” por  Luiza Teixeira – Professora da Eaufba e doutora em Administração Pública e Governo.
5   – “Planejamento Urbano” por Marilene Lapa – Arquiteta urbanista mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente 6   – “Cultura para a Sustentabilidade” por Pawlo Cidade – Escritor e Gestor Cultural. 7   – “Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida” por Alessandro Santana – Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz. 8   – “Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável” por  Claudiana Figueiredo – Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. 9   – “Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida” por Jurema Cintra – Advogada e Ativista Ambiental. 10 – “Melhor mobilidade, menos tráfego” por Peolla Paula – Professora da área de Engenharia e Transporte da UFSB e Pesquisadora da área de Mobilidade Urbana. 11 – “Ação Local para a Saúde” por Soraya Santiago – Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta da UESC. 12 – “Do Local para o Global” por Marco Lessa – Publicitário e Empresário. 13 – “Turismo Sustentável” por  Fabíola Paes Leme – Mestre em Cultura e Turismo e sócia-diretora da Eixo 4 Soluções Inteligentes. 14 – “Política Pública Juventude” por Priscila Buri – Engenheira de Produção Especialista em Gestão de Projetos, Empreendedora na Ecolev e Embaixadora Lixo Zero e Claubert Santos – Técnico Florestal em formação, Presidente da Associação Agrícola Sementes e Mudas e Embaixador Lixo Zero.15 – “Bem-Estar Animal” por Aline Quézia – Advogada, presidente da comissão de defesa dos direitos animais OAB/BA-Subseção Ilhéus.
Além dos vídeos, o pendrive também contém os seguintes arquivos: • GPS – Guia Gestão Pública Sustentável• Guia de elaboração do Mapa da Desigualdade • Anexo Diagnóstico e Plano de Metas

O Projeto 2034 – ANO 500 – A ILHÉUS QUE QUEREMOS SER prevê entrevista com o(a) pré-candidato(a) ao Executivo, por meio de lives com duração de 1 hora, tratando do Programa Cidades Sustentáveis, discutindo sobre os 12 Eixos do Programa, os quais estão alinhados aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (AGENDA 2030), além de mais 3 que acrescentamos, por entender o quanto são importantes para o nosso município, que são: Turismo, Juventude e Bem Estar Animal. As lives serão mediadas pelo professor Guilhardes Junior, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz. Direito Ambiental e acontecerão no período de 28/09/2020 a 14/10/2020, nos dias de segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h.


Abaixo, o cronograma de realização das lives definido em ordem alfabética. Será sempre às 19h, no www.youtube.com/nossailheus*:


1 – Bernadete Souza (PSOL) 28/09/2020 Vice –  Jacke Meira (PSOL)

2 – Cacá Colchões (PP) 30/09/2020 Vice –  Everaldo Anunciação (PT)

3* – Cosme Araújo (PDT) 02/10/2020 Vice –  Capitão Ildiceu Bastos (PDT)

4* – João Barros (PRTB) 05/10/2020Vice –  Daud Lima (PRTB)

5* –  Mario Alexandre (PSD) 07/10/2020Vice – Bebeto Galvão (PSB)

6 – Reinaldo Soares (PTB) 09/10/2020Vice –  Clóvis Junior (PTB)

7 – Roberto Barbosa (Solidariedade) 12/10/2020 Vice Gildo Pinto (Solidariedade)

8 –  Valderico Júnior (DEM) 14/10/2020 Vice – Dorival Freitas (DEM).

*O Instituto Nossa Ilhéus é membro do movimento Preserva Ilhéus.

Deixe um comentário