Notícia

Evento Economia Criativa, Bairros Criativos foi realizado pelo Movimento Portalense de Cidadania

No dia 29 de outubro, o Movimento Portalense de Cidadania realizou o evento “Economia Criativa, Bairros Criativos”.


Era dia 3 de outubro quando, no facebook o José Henrique Abobreira abordou Maria do Socorro Mendonça questionando o que ela achava sobre uma iniciativa no Bairro do Pontal, escrevendo: Que acha de tentarmos articular parcerias e montarmos um projeto de uma feira dominical na futura Praça do Pontal, envolvendo segmentos da economia criativa – artesanato, música, gastronomia, dança, pintura, cultura em geral?


A partir daí, José Henrique Abobreira começou a fazer uma trama do bem e foi agregando pessoas como José Rezende Mendonça “guardião da memória do Pontal”, Secretário Alcides Kruschewsky, Ariel Figueiroa, Marco Lessa, Lucinha Laguardia da escola de pintura, Janete Lainha, a artista plástica Jane Hilda Badaró, empresários do Bairro, artesãos, artistas plásticos, etc.


Dez dias após esta primeira conversa, o evento estava pensado e as ideias não mais paravam.


No seu nascedouro, foi convidada a “parteira da criatividade” Claudiana Figueiredo, gerente regional do SEBRAE, para fazer a palestra e contar para aquela gente o que é “Economia Criativa”. Todos foram contaminados com o entusiasmo de José Henrique Abobreira e o evento ganhou a rede social facebook, sites e blogs.


O encontro foi realizado no salão paroquial da Igreja São João Batista e mais de 200 pessoas participaram do evento, que contou com presença do poder público, incluindo o prefeito de Ilhéus e a primeira dama.


Diversas peças de economia criativa, como bolos, livros, fotos do Pontal antigo, estátuas, camisetas, velas, foram doados pelos participantes e sorteados ao final do evento.


O evento culminou com o engajamento da sociedade civil presente, do poder público, do SEBRAE, do Instituto Nossa Ilhéus e da AMOP – Associação dos Moradores do Pontal para transformação do Pontal em um Bairro Criativo.


Foi dado o “PONTALPÉ” no projeto “Bairros Criativos, Cidades Criativas”. O Evento ficou ainda marcado pela frase “EU ACREDITO!”. Sim! Nós acreditamos no poder da transformação.


O evento contou com o apoio da Tonus, da Coofasulba, da Faculdade de Ilhéus, da Igreja São João Batista Pontal, da ATIL, da M21, do SEBRAE, do Instituto Nossa Ilhéus, das Secretaria de Agricultura e Pesca, de Desenvolvimento Social, de Turismo e de Indústria e Comércio e  da Prefeitura de Ilhéus.

Deixe um comentário