Notícia

09 de dezembro: Dia Internacional de Combate à Corrupção

Hoje, 09 de dezembro, é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. As notícias sobre casos de corrupção no Brasil e no mundo se multiplicam cada vez mais. Mas o combate a uma ação tão conflituosa e que gera tanto custo e desgaste nos governos do mundo é intenso e diversas instituições a nível nacional e internacional trabalham intensamente para que governos transparentes e sustentáveis sejam uma realidade.

Lançado no ultimo dia 03/12, o mapa da percepção sobre a corrupção no mundo foi elaborado pela Transparência Internacional, instituição que há mais de 20 anos atua no combate à corrupção. O mapa (para ampliar, clique na foto abaixo) é interativo e pode ser acessado através deste link, onde existem mais opções de visualização e distribuição das informações por área.

 

Mapa de Percepção da Corrupção no Mundo 2014

Mapa de Percepção da Corrupção no Mundo 2014

Do mesmo modo, no Brasil temos diversas outras iniciativas, como a AMARRIBO, a ABRACCI, o Observatório Social do Brasil e a própria CGU – Controladoria Geral da União, a nível nacional. Localmente, instituições como o Instituto Nossa Ilhéus atuam continuadamente no combate à corrupção e no monitoramento social, por meio de projetos como o De Olho na Câmara de Vereadores.

 

“O que eu tenho a ver com a corrupção?”

 

Assista o vídeo e descubra!

 

Você, cidadão e cidadã, também pode atuar no combate a corrupção! Existem diversas formas para promover a democracia e combater a corrupção, desde denúncias de irregularidades ao Ministério Público até a atuação junto a movimentos e instituições que trabalham diretamente com o monitoramento social e o combate a corrupção.

 

Se interessou? Saiba mais acompanhando as atividades do Instituto Nossa Ilhéus.

Leave a Reply