Notícia

Debate reuniu diversos setores da sociedade civil para discutir Governança

IMG_9916“A ideia é que os gestores ajam sempre de acordo com os interesses públicos primários, ou seja, priorizando a coletividade”. Esse foi o tom do debate sobre Governança, capitaneado pela Promotora Regional do Meio Ambiente Costa do Cacau Leste, Aline Salvador, durante o Improviso, Oxente!, evento promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI) em parceria com o Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na noite de ontem (12), na Tenda TPI.

A discussão reuniu conselheiros de diversas áreas – como Educação, Agricultura, Transporte e Cultura -, além de professores ambientalistas, agricultores, estudantes e pré-candidatos. Foram abordados temas referentes aos conselhos, como dotação orçamentária para conselhos, aparelhamento, influência da economia e política locais e independência, além da ideia de que é através desses espaços que podemos ter a cidade que desejamos.

Os participantes também escolheram os 31 indicadores referentes ao eixo Governança. “O que queremos é fortalecer o poder público constituído e, para isso, vamos entregar esses indicadores, escolhidos aqui por nós como prioritários para melhorarem a qualidade de vida da população da nossa cidade, a fim de que sejam um ponto de partida para as ações dos gestores nos próximos anos”, explicou a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.improviso logo - Cópia - Cópia

O terceiro da série de 13 encontros acontece na próxima terça-feira, às 19h, e terá como convidado o professor e ambientalista, Rui Rocha, para tratar do tema “Bens naturais comuns”.  Mais uma vez o público poderá escolher quais indicadores referentes a esse eixo serão priorizados nas ações da gestão municipal. A entrada é gratuita.

Conheça todos os eixos e indicadores que serão discutidos nos próximos Improviso, Oxente!

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.  Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto, estando aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus

Fotos: Ascom/INI

 

Deixe um comentário