Notícia

Confira o que aconteceu na reunião do conselho gestor da APA da Lagoa Encantada

O Instituto Nossa Ilhéus é integrante do Conselho Gestor da APA Lagoa Encantada e Rio Almada.

Aconteceu em Ilhéus, terça-feira, 15 de outubro, no auditório Jequitibá, na Barry Calebaut, indústria multinacional do setor de processamento de cacau, a reunião extraordinária do Conselho Gestor da APA Lagoa Encantada e Rio Almada. A reunião contou com a presença de instituições que compõem o conselho e convidados.

Segundo a presidente do Conselho, Maria Luiza de Deus, dentre os destaques da pauta estavam a avaliação do plano de ação e metas para 2019/20 e uma roda de conversa sobre o papel do conselheiro e a atuação do conselho. Um dos encaminhamentos foi a retomada das câmaras técnicas e a definição de processos para que os objetivos planejados avancem.


Entre as instituições que compõem o Conselho Gestor, estiveram presentes
também a LECTS – Associação Lagoa Encantada, Cidadania e Turismo
sustentável e a Associação de Pescadores e Marisqueiras de são Miguel que
foram contempladas no edital de chamada pública nº 14/2019, que apresenta a seleção de subprojetos socioambientais para a conservação e uso sustentável. Outras duas associações inseridas na poligonal da APA também foram contempladas neste edital.

A reunião contou também com a presença do gestor do Parque Estadual da
Ponta da Tulha, André Nascimento e do gestor do Parque Estadual da Serra do Conduru, Marcelo Barreto.

A APA Lagoa Encantada e Rio Almada abrange o litoral norte do município de Ilhéus, além dos municípios de Uruçuca, Itajuípe, Coaraci e Almadina, no Litoral Sul da Bahia, com uma área de 157.745 ha, fazendo parte da bacia hidrográfica do Rio Almada.

A lagoa que dá nome a APA é uma formação dos rios Pipite e Caldeiras, e
forma um conjunto harmônico com a beleza e exuberância da Mata Atlântica. Além da floresta, cachoeiras, nascentes e cavernas, a APA abrange uma área litorânea onde são encontradas restingas e manguezais. Diversas Reservas Particulares estão implantadas ou em fase de implantação.

Leave a Reply