Notícia

Cidadania em Debate: O caminho da cidadania passa pelo empreendedorismo

Cidadania em debate sobre empreededorismo e cidadania

Cidadania em debate sobre empreededorismo e cidadania

Na sexta-feira, 02/05/2014, o quadro Cidadania em Debate destacou o empreendedorismo criativo como um importante eixo para o desenvolvimento econômico de Ilhéus. Na ocasião, estiveram presentes Claudiana Figueiredo, coordenadora regional do SEBRAE, Roberto Garcia, agente de desenvolvimento urbano da prefeitura municipal de Ilhéus e o cidadão Pedro Bezerra, conhecido no bairro do Pontal como Pepê.

Claudiana Figueiredo afirmou que “o caminho da cidadania está vinculado ao empreendedorismo”. Com isso, vale mencionar que para ser um bom empreendedor o cidadão precisa ter coragem, persistência, ser transparente, saber atender às necessidades do outro e, fundamentalmente, amar o que faz. Você não precisa reunir todas essas qualidades para começar a empreender e sim reunir algumas delas. Uma boa dica é se aperfeiçoar com os cursos disponibilizados pelo SEBRAE.

Durante o bate papo, o cidadão, empreendedor e artista plástico Pepê relembrou sua história de vida. “Hoje, como empreendedor, sou artista plástico, mas já trabalhei como balconista e em hotel. Eu tentei sair da arte, mas a arte não saiu de mim. Com o Pontal Criativo, organizado pelo Movimento Pontalense de Cidadania, ressurgiu a minha motivação e, agora, estou confiante no grupo de trabalho e no desenvolvimento da feira de negócio”.

Em Ilhéus, o empreendedor pode contar ainda com o Balcão do Empreendedor, para facilitar a abertura do seu negócio. Roberto Garcia, agente de desenvolvimento do município, aproveitou para destacar a criatividade do povo ilheense como a melhor alternativa para o desenvolvimento local. “A criatividade é um grande diferencial para a cidade porque gera renda e impulsiona a economia com a geração de renda”. E ainda completa. “É muito importante o espaço de convivência que é criado a partir da realização de uma feira de negócios no bairro. Um vizinho passa a conhecer a criatividade do outro”.

Para você que está pensando em tornar-se microempresário tenha muita força de vontade e perseverança. O alinhamento de seu negócio às boas práticas de cidadania e de sustentabilidade é um bom começo para impactar e transformar a realidade do seu bairro. O momento é de muita inspiração e transpiração. Vamos lá!

No próximo dia 30 de maio, Ana Carla Fonseca estará na cidade para falar sobre Economia Criativa. Para mais informações, entre em contato com o SEBRAE pelo telefone (73) 3634-4068. O quadro Cidadania em Debate vai ao ar no programa Verdade Bem Dita, na FM Conquista, 105.9. Sintonize. Ilhéus agora é Cultivando Cidadania!

2 Responses

  1. Pingback : Vaga de estágio em Comunicação: Procura-se Paixão e o Talento | Nossa Ilhéus

  2. Pingback : Vaga de Assistente de Comunicação: procura-se talento e paixão! | Nossa Ilhéus

Leave a Reply