Notícia

Em debate: Cidadania

O quadro "Cidadania em Debate" com a participação de Ruy Penalva e Marcos Alcântara

O quadro “Cidadania em Debate” com a participação de Ruy Penalva e Marcos Alcântara

Nesta sexta-feira, 20 de junho, o programa Verdade bem dita da FM Conquista foi ao ar com a mediação de Demmys Dórea e o quadro “Cidadania em Debate” contou com a participação dos jovens Rui Penalva, colaborador do projeto “De Olho na Câmara de Vereadores”, organizado pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI) e Marcos Alcântara, estagiário da instituição no projeto “Cultivando Cidadania”. Na ocasião apresentaram suas perspectivas sobre o papel do cidadão e a importâncias de ações propositivas para uma sociedade mais justa, ética e com boas práticas de cidadania.

Ruy destacou que enxerga o projeto “De Olho na Câmara” como um importante espaço de exercício da responsabilidade do cidadão. As sessões da Câmara de Vereadores de Ilhéus, são transmitidas ao vivo pelo site do INI e as gravações na íntegra disponibilizadas em canal do INI no youtube, para que as pessoas possam acompanhar o trabalho dos vereadores, seus representantes legais. Espaços como este são construídos com o objetivo que o cidadão participe e exerça sua cidadania.

Marcos Alcântara afirmou que o projeto Cultivando Cidadania é uma ação importante para levar formação aos cidadãos ilheenses e qualificar ainda mais a participação das pessoas nos espaços de governança. “Cultivar cidadania é sonhar de forma coletiva, ainda que estejamos imersos em uma cultura individualista. É um desafio diário. Por isso, o cidadão não deve perder a fé na mudança, mas precisa assumir a responsabilidade de difundir a cultura cidadã na sua cidade”, destacou Marcos.

O Instituto Nossa Ilhéus possui três eixos de atuação: educação à cidadania, impactos em políticas públicas e monitoramento social. Há 2 anos o INI estimula o empoderamento dos cidadãos, para que ajam como agentes transformadores em seus bairros. O quadro “Cidadania em Debate” vai ao ar de 12h15 às 13h30, todas as sextas-feiras, pela FM Conquista. O mediador é o radialista Demmys Dórea.

Leave a Reply