Notícia

Situação de Resíduos Sólidos é apresentada à Câmara de Vereadores de Ilhéus

Por requerimento do Instituto Nossa Ilhéus  com subscrição dos demais integrantes do Grupo de Trabalho de acompanhamento da Requalificação do Aterro Sanitário do Itariri com a inclusão sócio produtiva dos catadores, apresentou ontem (26 de março de 2013) à Câmara de Vereadores todo o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho desde 2009 e de todas as intervenções realizadas no aterro desde 2002. Os vereadores, exceto Gilmar Sodré, Aldemir Almeida e Roland Lavigne, estavam presentes neste momento da sessão.


Em todos estes anos, o total de investimento (tanto para construção quanto para requalificação) realizado está em torno de R$ 7 milhões. No entanto, atualmente o Aterro Sanitário encontra-se em situação crítica e os catadores ainda não estão incluídos de forma sócio produtiva.


A iniciativa do Grupo de Trabalho em Ilhéus segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a qual o Prefeito Jabes Ribeiro assinou carta-compromisso em evento realizado em 2012 (Lixo: Para onde vai? Para onde vamos? – debates organizados por Potira Castro e Leandro Kerber em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus). Neste ano, a Prefeitura Municipal de Ilhéus reconhece a atuação do grupo de trabalho e tem como coordenadora a Professora Maria Luiza Heine, que já atuava com resíduos sólidos na Zona Sul de Ilhéus, como voluntária representando a Faculdade de Ilhéus.


Veja aqui todos os materiais apresentados e entregues aos Vereadores na sessão de ontem: Apresentação histórica do Aterro Sanitário, Apresentação sobre atuação da PMI, Cronologia das Intervenções, Ofício do CONDEMA para a CONDER, Ofício do INI para a CONDER e Ofício do Pro Urbis para CONDER.

Leave a Reply