Notícia

Ajude a Associação Doces Segredos da Floresta e apoie a Economia Criativa

Rede Conduru: Associação de Pequenas Produtoras Rurais "Doces Segredos da Floresta"

Associação de Pequenas Produtoras Rurais “Doces Segredos da Floresta”, economia criativa em ação: Ana, Tatiana, Nair, Wilsa, Lúcia, Meire, Lourdes, Binha, Nete, Angélica e Tiede.

Oportunidade de contribuir com a economia criativa. Localizada no entorno do Parque Estadual Serra do Condurú (PESC), a Comunidade do Barrocão é composta por 80 famílias que têm sua economia baseada na agricultura familiar, principalmente por meio de sistemas agroflorestais de cultivo de cacau. A Associação de Pequenas Produtoras Rurais “Doces Segredos da Floresta” é uma associação de agricultura familiar fundada pela iniciativa de mulheres da Comunidade do Barrocão. Exemplo da economia criativa no Litoral Sul da Bahia, a associação produz doces artesanais feitos com ingredientes da agricultura familiar, e escoa sua produção nas feiras da Vila de Serra Grande e da sede do município, Uruçuca.

Motivada pelo sonho de criar uma “cozinha de transformação”, a associação pretende construir sua sede. Além da cozinha, o local contemplará espaços para reunir suas associadas e para outros encontros tais como capacitações para a comunidade. O terreno que elas precisam para a construção desse local de convivência e transformação custa R$ 5.000,00 (cinco mil reais). O projeto arquitetônico integrado à natureza será criado pela associação em parceria com o grupo de bioconstrutores Lowconstrutores Descalzos.

Sobre a Rede Esperança-Conduru:

A semente da Rede Esperança-Conduru foi lançada ao final do “Encontro de Integração das Unidades de Conservação do Mini-Corredor Ecológico Conduru-Boa Esperança”, que aconteceu em outubro de 2013, na Vila de Serra Grande, Uruçuca, Bahia, durante o “Festival Conduru – conectando sociedade e natureza”. O Festival e o Encontro de Integração das UCs foram parte de uma ação do projeto “Amigos do PESC: um exercício de gestão compartilhada no Parque Estadual da Serra do Conduru”, executado pelo Movimento Mecenas da Vida, no âmbito do Conselho Gestor do Parque do Conduru, e em parceria com o coletivo socioambiental da região.

O INI apoia esse sonho!   

Acreditamos na economia criativa e no potencial do Território Litoral Sul da Bahia. Este espaço trará para a comunidade recursos necessários para conquistar um desenvolvimento socioeconômico baseado em princípios ambientalmente sustentáveis, além de proporcionar um lugar de muitos encontros e lindas vivências. Ajude a construir essa ideia!

Como ajudar? Entre em Contato!

  Tiago Araújo: (73) 9962-4523

 Wilsa Mendonça: wilsaitacare@gmail.com ou Skype: wilsa_mendonca1

Deixe um comentário