Notícia

Instituto Nossa Ilhéus premia os vencedores do II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo VivaAcidade

Equipe do Instituto Nossa Ilhéus e vencedores do II Concurso VivaAcidade

Na última quarta-feira (20), foi realizada no Instituto Nossa Ilhéus (INI) a premiação dos vencedores do II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo VivaAcidade. O Concurso é uma iniciativa do INI, por meio do Projeto MobCidades, e nesta edição contou com o apoio do Jardim Atlântico Beach Resort, Cana Brava All Inclusive Resort e Hotel La Dolce Vita.

A ação teve como objetivo selecionar a melhor proposta de intervenção urbana do entorno da Central de Abastecimento de Ilhéus, no Malhado, com foco na melhoria da acessibilidade e mobilidade na região.

O 1º lugar do Concurso  ficou com Rafael Lamary Silva Santos e Sumaia dos Santos Rocha, estudantes do nono semestre da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). De acordo com os ganhadores, o trabalho teve como premissa  melhorar a experiência das pessoas que utilizam o espaço público da região da Central de Abastecimento do Malhado. Para isso, eles visitaram o local e conversaram com alguns trabalhadores e transeuntes. “Foi um trabalho muito legal de se fazer, porque olhar os problemas que existem naquela área e perceber que nós podemos contribuir com propostas para melhorar a qualidade de vida dos usuários daquele espaço é muito gratificante”, avaliou Sumaia.

Presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça entrega prêmio aos vencedores do II Concurso VivaAcidade, Rafael Lamary e Sumaia Santos (Foto: Jonathan Souza).

Já o 2º lugar foi para Marilindi Leal Venturin e Mauricio Batista Galvão, estudantes do terceiro semestre da Faculdade Madre Thaís (FMT). “Para a gente foi um desafio fazer uma proposta que os jurados pudessem visualizar, tendo em vista que ainda não tinha existido a oportunidade de trabalharmos com os programas de desenho. Então, tentamos explorar ao máximo a parte escrita para que fosse possível compreender a parte visual da nossa ideia, que tem como foco a melhoria da mobilidade e a transformação da feira livre em um espaço de integração da cidade”, explicou Mauricio.

Jurado do II Concurso VivaAcidade, o arquiteto Artur Valente entrega a premiação dos segundos colocados Marilindi Venturin e Mauricio Galvão (Foto: Jonathan Souza).

O Concurso ainda premiou o graduado em Arquitetura e Urbanismo pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), Luiz Vieira Póvoas, com Certificado de Menção Honrosa, pelo 3º lugar na disputa. Ele explicou que o projeto apresentado foi desenvolvido como trabalho de conclusão da sua graduação e envolveu uma série de análises de todo o espaço da Central de Abastecimento.

Coordenador local do Projeto MobCidades, Jonathan Souza entrega Certificado de Menção Honrosa à Luiz Póvoas pelo 3º lugar no concurso (Foto: Tacila Mendes).

A análise e seleção das propostas foram realizadas pelos arquitetos e urbanistas Alexandre Amorim, Artur Valente e Júlia Gouvêa. Eles avaliaram os trabalhos de acordo com os critérios de atendimento ao programa; originalidade, qualidade gráfica e inovação; contribuição para a melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana no local, e inserção urbana e integração com o entorno.

Projeto Vencedor do II Concurso VivaAcidade

CONFIRA MAIS DETALHES DO PROJETO VENCEDOR

O jurado Artur Valente parabenizou os participantes do Concurso e analisou de forma positiva os trabalhos apresentados. Ele aproveitou para explicar os critérios adotados pela comissão julgadora e estimulou os concurseiros a aperfeiçoarem suas técnicas e apresentarem novas propostas nas próximas edições do VivaAcidade.

Para o coordenador local do Projeto MobCidades, Jonathan Souza, essa foi mais uma oportunidade para convidar os estudantes e graduados em Arquitetura e Urbanismo a contribuírem de forma construtiva na solução dos problemas de mobilidade e acessibilidade de Ilhéus. “Agradecemos a todos os participante, como também aos arquitetos que fizeram parte da comissão julgadora e os apoiadores Jardim Atlântico Beach Resort, Cana Brava All Inclusive Resort e Hotel La Dolce Vita, que contribuíram com a premiação do Concurso”.

Sobre a primeira edição do Concurso

A primeira edição do Concurso ocorreu na Semana da Mobilidade de Ilhéus, em setembro de 2017. Na ocasião, os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Bahia foram desafiados a inscreverem propostas que apresentassem soluções criativas e inovadoras para a revitalização da área central de Ilhéus, na Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont, tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural.

Sobre o MobCidades

O Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do INESC. Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais, em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público para Mobilidade Urbana, por meio de incidências locais e nacional.

 

Leave a Reply