Notícia

Sutran de Ilhéus propõe Acordo de Cooperação com Detran para melhoria no trânsito

Fonte: Prefeitura de Ilhéus 

O diretor de Trânsito de Ilhéus, Gilson Nascimento, fez uma visita técnica à sede do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, quando propôs ao diretor geral do órgão, Lúcio Gomes, um Acordo de Cooperação Técnica entre as autarquias visando melhorias no trânsito. “O Detran vai elaborar o texto de acordo com as nossas intenções. As mudanças podem impactar significativamente no trânsito local, propiciando desde a capacitação de agentes de trânsito, sinalização de vias, além da implantação de uma unidade da Escola Pública de Trânsito”, diz Nascimento.

O encontro aconteceu na semana passada. Gilson Nascimento explica que a parceria tem a proposta de trazer para a cidade a Escola Pública de Trânsito (EPT) para Agentes de Trânsito. “Pretendemos investir em cursos de treinamento e capacitação nas áreas de legislação, noções de engenharia, educação de trânsito, bem como vistoria veicular, direção defensiva, relações interpessoais, motociclista operacional prático, fiscalização, práticas de operação, condutor de veículos especiais, comunicação interna entre outros cursos”, acrescenta.

Melhorias – O protocolo de intenções inclui ainda a realização de intervenções nas principais vias movimentadas da cidade, como no caso das avenidas Itabuna (Centro); Lomanto Júnior (Pontal) e Governador Roberto Santos (Esperança), que, na primeira etapa, sofrerão requalificação nas sinalizações vertical e horizontal. “Estas modificações vão proporcionar maior conforto e segurança aos usuários e garantir um trânsito mais organizado e seguro aos condutores e pedestres”, acrescenta o diretor da Sutran.

Com o acordo, o órgão municipal irá aderir ao aplicativo de registros dos acidentes no trânsito, uma plataforma on-line que oferece diversos serviços onde os envolvidos podem fazer seus registros no próprio local ou mesmo se dirigirem à sede do órgão para efetuar o lançamento quando não houver vítimas, além da emissão de certidão de registro de acidente de trânsito para efeitos legais.

Escola – A Escola Pública de Trânsito (EPTran) é um órgão pertencente ao Detran da Bahia. Por meio dela, a Superintendência de Trânsito de Ilhéus (Sutran) pretende oportunizar às pessoas de baixa renda o acesso à primeira habilitação, adotando um modelo pedagógico de educação para o trânsito, que contemple a compreensão do educando na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do transeunte.

 

 

Conheça o MobCidades, projeto que contempla Ilhéus como uma das 10 cidades brasileiras engajadas no trabalho de fortalecimento de organizações da Sociedade Civil para Monitoramento e Incidência na Política de Mobilidade Urbana, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e financiado pela União Europeia.

Leave a Reply