Notícia

O Sucesso do Google I/O Extended Ilhéus 2015

Google I/O Extended Ilhéus 2015 foi um sucesso!

GOOGLE I/O:

O evento mais aguardado do ano por aqueles que desenvolvem aplicativos nas plataformas Google, o Google I/O é um evento clássico no calendário anual da empresa, onde as principais novidades são lançadas. Além dos lançamentos, dezenas de palestras explicam em detalhes cada nova funcionalidade, em cada uma das plataformas da empresa.

Em sua 7a edição, o Google I/O foi realizado nos dias 28 e 29 maio de 2015, no Moscone Center em São Francisco, Califórnia (EUA).  O evento também interessa aos usuários finais, uma vez que são explicados os aprimoramentos e lançamentos, tais como novos aparelhos da linha Nexus, novas versões do sistema Android, atualizações de aplicativos, entre outros.

Google I/O Extended Brasil 2015

GOOGLE I/O EXTENDED BRASIL:

Simultaneamente ao Google I/O em São Francisco, acontece no mundo todo, o Google I/O Extended. Literalmente, uma extensão do evento da sede do Google na Califórnia para outros lugares em todo o mundo. Esse ano, o Google I/O Extended aconteceu em mais de 540 cidades em mais de 90 países, incluindo o Brasil. O maior Extended do mundo foi no Sri Lanka, que teve mais de 3.000 participantes.

Ilhéus, na Bahia, foi o segundo maior Google I/O Extended do mundo e o maior evento do Brasil em 2015, com 1.008 participantes inscritos.

Pelo menos 22 cidades brasileiras receberam o Google I/O Extended, tanto em capitais como no interior do país. O Nordeste e o Sudeste foram as regiões brasileira com maior número de eventos, totalizando 8 versões do Google I/O Extended em cada uma. Além disso, aconteceram 3 eventos no Sul do país, 2 na região Norte e 1 no Centro-Oeste. Confira a lista completa do Google I/O Extended no Brasil:

Região Nordeste (8)

Ilhéus (BA): 1.008 inscritos
Salvador (BA): 115 inscritos
Aracajú (SE): 162 inscritos
Maceió (AL): 44 inscritos
João Pessoa (PB): 24 inscritos
Recife (PE): 149 inscritos
Natal (RN): 75 inscritos
São Luís (MA): 90 inscritos

Região Sudeste (8)

Bauru (SP), 20 inscritos
São Paulo (SP): 479 inscritos
Campinas (SP): 218 inscritos
Ribeirão Preto (SP): 131 inscritos
Rio de Janeiro (RJ): 75 inscritos
Juiz de Fora (MG): 6 inscritos
Belo Horizonte (MG): 42 inscritos
Vitória (ES): 53 inscritos

Região Sul (3)

Porto Alegre (RS): 129 inscritos
Francisco Beltrão (RS): 118 inscritos
Curitiba (PR): 226 inscritos

Região Norte (2)

Imperatriz (PA): 49 inscritos
Belém (PA): 268 inscritos

Região Centro-Oeste (1)

Brasília (DF): 80 inscritos

Pela primeira vez, o Google I/O Extended aconteceu na Bahia, tanto na capital Salvador quanto em Ilhéus. Sobre a edição de Ilhéus, podemos afirmar que foi um tremendo SUCESSO!

GOOGLE I/O EXTENDED ILHÉUS 2015

O evento Google I/O Extended Ilhéus 2015 foi a maior conferência tecnológica do Sul da Bahia, e Ilhéus teve o maior público do Google I/O Extended  do Brasil.

Nos dias 27, 28 e 29 de Maio, a Universidade Estadual de Santa Cruz sediou o Google I/O Extended Ilhéus 2015. Idealizado pelo empreendedor digital Frank Farias, realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus, o SEBRAE e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o evento foi pensado inicialmente para 300 pessoas. No entanto, o próprio local a sediar o evento, o auditório Paulo Souto da UESC, dispunha de capacidade para atender a crescente demanda de participantes. As inscrições encerraram-se no dia 25 de maio, com 1.008 inscritos. Ao todo, compareceram cerca de 680 pessoas, incluindo monitores, palestrantes, participantes da hackatona e o público em geral.

Interessado(a) no Google I/O Extended Ilhéus 2016? O evento acontece entre os dias 18 e 20 de Maio de 2016 na UESC. Faça sua pré inscrição agora:

Sócio da empresa Localdata, em Ilhéus, no sul da Bahia, o jovem empresário Frank Farias é o fundador da Startaup Siscontábil, um site com sistema contábil gratuito e recursos como fluxo de caixa multi-conta, gerenciador de documentos, geração automática de boletos, comunicação via voz e envio de mensagens SMS. Motivado pelo ambiente das novas tecnologias, foi dele também a ideia de trazer, pela primeira vez para a Bahia, a conferência internacional de tecnologia Google I/O Extended

“O objetivo é fomentar o empreendedorismo digital, a economia criativa e a inovação tecnológica no Território Litoral Sul da Bahia. Buscamos promover o ativismo digital, o engajamento e a colaboração, visando a disseminação desses valores em nossa região,” explica a Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.

“Este será um marco para o setor. A ideia é avançar em ações que possam se desdobrar em políticas públicas, tornando a região um ambiente favorável aos negócios digitais com vertente inovadora e avançada em tecnologia”, destaca a gerente da unidade regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Para a diretora do Departamento Ciências Administrativas e Contábeis da UESC, professora Josefa Sônia Fonseca “o Google I/O Extended Ilhéus 2015 representa uma grande oportunidade para os alunos do curso de Administração e para toda a população regional considerando que estão tendo a oportunidade de ampliar conhecimentos na área de inovação tecnológica que reúne programadores e desenvolvedores em torno de um projeto de desenvolvimento de soluções de cidadania ou empreendedorismo.”

Durante os três dias de Google I/O Extended Ilhéus ocorreram palestras do SEBRAE, do Departamento de Administração e Ciências Contábeis da UESC, Oficinas das Empresas Juniores da UESC (Cia Jr; Life Jr; LEA Jr; Tecno Jr; Optimus Jr), Cursos de CodAcademy e sobre a Linguagem Go, bate-papos via Hangout, painéis com aplicativos e experimentos, transmissões ao vivo das palestras do Google I/O na Califórnia (EUA) com tradução simultânea, demonstrações tecnológicas no espaço “Tech Demo”, intervenções culturais, dinâmicas, sorteios, concurso fotográfico pelas redes sociais, eleição do “nosso Vale do Silício”, nomeando o Território Litoral Sul da Bahia como “Vale do Cacau” tecnológico, além da realização da 1° hackatona da Bahia. Veja aqui a programação completa do evento de 2015 e prepare-se para o Google I/O Extended Ilhéus 2016!

“No início, seria um evento em pequena escala, pensado para 50 pessoas, mas a aceitação foi crescendo e resultou no que hoje é o maior Extended do Brasil, este ano, segundo a própria plataforma da Google que mapeia as 22 cidades do país onde o evento acontece”, comemorou Frank Farias, idealizador do evento.

“Este foi o sonho de um jovem empresário, que nós ajudamos a realizar, aqui na região, beneficiando outros jovens que também querem conquistar o mercado dos negócios digitais”, destaca a Diretora Presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.

Hackathon Ilheus 2015

HACKATONA DA CIDADANIA E DO EMPREENDEDORISMO ILHÉUS 2015

Hackatona (do inglês Hackathon) é uma maratona hacker, e ahackatona do Sul da Bahia aconteceu em paralelo ao evento Google I/O Extended Ilhéus 2015, teve 60 inscritos e contou com 30 participantes. A Hackatona da Cidadania e do Empreendedorismo reuniu durante 3 dias hackers, programadores, designers, empreendedores e desenvolvedores que aceitaram o desafio: criar apps, softwares e soluções tecnológicas para cidadania e empreendedorismo. Ou seja, projetos que facilitem a participação cidadã ou que estimulem o empreendedorismo.

Entre os jurados e mentores, foram convidados profissionais experientes no mercado empresarial, de startups, de empreendedores digitais e sociais gabaritados, tais como: Adriel Café, vencedor de 13 Hackathons; Gustavo Maia, criador do aplicativo Colab.re, que permite que as pessoas sugerirem socializar problemas soluções de suas cidades; Danilo Oliveira , fundador do aplicativo SigaLei, que permite ao cidadão buscar e acompanhar projetos de lei; Sidharta Costa Pinto, fundador da primeira aceleradora de startups da Bahia, a Oxy – Aceleradora; Ivan Machado, pesquisador em Engenharia de Software, Empreendedorismo e fomento de Startups; Frank Farias, empreendedor digital fundador das startups Siscontabil e Localdata; e Gabriel Siqueira, gerente de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, empenhado no  Empreendedorismo Social e Ambiental.

Além de mentores, os profissionais foram responsáveis pela avaliação, seguindo os critérios dispostos no edital da Hackatona. Em Julho, as equipes irão se reunir novamente para dar continuidade a mentoria dos projetos. Todas as seis equipes subiram ao pódio e foram premiados, consolidando a importância do processo e do estimulo aos jovens empreendedores. Por categoria e temas sorteados durante a Hackatona, os vencedores foram:

– Na categoria CIDADANIA:

1: Projeto “SOU MAIS ILHEUS” – (Transparência no Legislativo Municipal)

2: Projeto “ME REPRESENTA” – (Participação da Sociedade nos Conselhos de Políticas Públicas Municipais)

3: Projeto “AVALLIX” – (Disk Denuncia)

 – Na categoria EMPREENDEDORISMO:

1: Projeto “UP LIFE” – (Bem estar e lazer)

2: Projeto “LIFT SPORT” – (Esportes)

3: Projeto “GREENGETS” – (Varejo)

O networking proporcionado pela Hakatona é o maior prêmio de todos. A conexão com fundadores de aplicativos de sucesso, sócios de aceleradoras de negócios e empreendedores sociais e convívio dos participantes com os mentores e jurados é algo que poderão levar pelo resto da vida.

Além disso, nas duas categorias as equipes vencedoras foram premiadas da seguinte forma:

  1. Colocado: 1 Entrada para a Campus Party Recife (cortesia da Campus Party) e vôo de ida e volta para Recife (cortesia do Instituto Nossa Ilhéus);
  2. Colocado: 1 Google ChromeCast cortesia do Instituto Nossa Ilhéus);
  3. Colocado: 1 roteador Wi-Fi (cortesia do Wifi Clube).

Realização e apoio ao GOOGLE I/O EXTENDED ILHÉUS 2015

O evento Google I/O Extended Ilhéus 2015 só foi possível através de uma grande rede de realizadores apoiadores, parceiros, palestrantes, monitores e participantes.  Instituições, empresas, empreendedores, pessoas que sonham e acreditam na força das tecnologias em nossa região.

O Google I/O Extended Ilhéus 2015 foi uma realização do Instituto Nossa Ilhéus, o SEBRAE e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), apoiado pelo Convention Bureau, Hotel Aldeia da Praia, Funchal Rent a Car, Rotary Clube Bahia, CEPEDI, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, IFBA, Empresas Juniores da UESC (Cia Jr; Life Jr; LEA Jr; Tecno Jr; Optimus Jr), Oxy Aceleradora, Casilhero, Ruy Penalva, Ponto.Alto, MetaMáquina, Instituto Arapyaú, Google Brasil, MovPak, e Campus Party. Obrigado por tornarem este evento um sucesso!

Parabéns coordenadorias, monitores, convidados e participantes. Agradecimentos especiais ao Frank Farias, idealizador do evento, que gentilmente abriu mão da oportunidade de participar presencialmente do evento nos Estados Unidos para promover o Extended Ilhéus. Parabéns, a Maria do Socorro Mendonça e Gabriel Siqueira, articuladores e organizadores do evento, juntamente com a Professora Sônia Fonseca e Professor Esbel Tomas. Gratidão também a Claudiana Figueiredo e Claudia do SEBRAE. Aos nossos palestrantes, Adriel Café, Gustavo Maia, Danilo Oliveira, Sidharta Costa Pinto, Ivan Machado, Frank Farias, Ivo Henrique, Ismael Ferraz, Lucas Póvoas, Luiz Póvoas e representantes do SEBRAE, nosso muito obrigado por compartilhar suas vivências e conhecimentos. Agradecemos cordialmente os staffs e estudantes da UESC, aqui representados pelas Empresas Juniores. Uma saudação também carinhosa á startup Casilhero, que estruturou as inscrições e credenciamentos digitais.

Gratidão pela presença de cada participante. O Google I/O Extended Ilhéus 2015 foi evento totalmente colaborativo, dinâmico, disparador e fomentador do ativismo digital, do engajamento, do empreendedorismo digital, da economia criativa e a inovação tecnológica no Território Litoral Sul da Bahia. Sim, este é o primeiro de muitos. Vamos buscar melhorar e temos a certeza que os próximos serão ainda melhores! Que venha 2016!

logo IF Baiano logo Instituto Arapyaú logo Google Brasl logo MovPak logo UESC Brasão logo Campus Party logo Sebrae Instituto Nossa Ilhéus

Principais novidades apresentadas no GOOGLE I/O

Quer saber tudo que aconteceu no Google I/O 2015? Quais foram as principais novidades reveladas pela Gigante de Montain View? Então confira o resumo do evento na Califórnia, para aqueles que não puderam comparecer ao Google I/O Extended Ilhéus 2015:

Google Fotos

O aplicativo de Fotos do Android conhecido lá fora como Google Photos foi um dos principais destaques do evento, e interessou especialmente os usuários finais. O novo Google Fotos tem espaço ilimitado e possui agora um algoritmo inteligente que organiza as fotos por eventos que ele identifica de forma inteligente. O Google Fotos permite agora visualização por mês e busca por local ou nome de amigos marcados nas fotos. A nova versão do Google Photos já está disponível para download no Google Play, clique aqui para baixar.

Android M

O novo sistema operacional do Google ainda não tem nome, mas diversas novas funcionalidades que vão facilitar muito a vida dos usuários de Android foram reveladas. A principal é o sistema de pagamentos Android Pay, que chegou para concorrer com o iOS que roda nos iPhones da concorrente Apple. Além disso, a nova versão do sistema operacional Android M vai ter suporte nativo à leitura de impressão digital e um gerenciamento de bateria mais eficiente.

Android Wear

Android Wear é a linha de relógios Android, Google Glass e outros itens “usáveis” de vestuário rodando o sistema operacional do Google. Os novos relógios inteligentes Android terão novo sistema de gestos e suporte para emojis, além de muitas outras funcionalidades de realidade estendida

Android Brillo

Brillo é o sistema de “internet das coisas” do Google, que permite integrar carro, eletrodomésticos e outros itens eletroeletrônicos sob o sistema operacional Android. O Brillo faz a comunicação entre os diferentes aparelhos por meio do Google Weave, também apresentado no Google I/O 2015.

Google Contexto

O Google Contexto é a nova versão do Google Now, aplicativo de “assistente pessoal eletrônico inteligente” do sistema Android. O novo Google Contexto utiliza um algoritmo ainda mais inteligente que seu antecessor, e será ainda mais fácil de usar com funcionalidade “Now on Tap”, também apresentada no I/O 2015 na Califórnia.

Outras novidades

O Google Maps vai ganhar a tão aguardada versão offline, permitindo a navegação pelos mapas sem necessidade de conexão com a internet. O Expedition também foi apresentado como a mais nova plataforma de Educação para escolas e instituições de ensino. Em realidade aumentada, o Google lançou o Google Cardboard 2.0 e prometeu que vai lançar seu sistema de câmeras 360 graus em parceria com a Go Pro, o Google Jump, até o final do ano.

Assista o video produzido pelo blog TecMundo com os principais destaques do Google I/O:

 

Fotos do Google I/O Extended Ilhéus 2015

Abertura Abertura2 Abertura3 AuditorioLotado01 AuditorioLotado04 AuditorioLotado05 AuditorioLotado07 AuditorioLotado08 AuditorioLotado10 AuditorioLotado12 AuditorioMetaLinguagem CaptacaoEmpoderada01 CodigosHacker Credenciamento01 Credenciamento02 Credenciamento03 Credenciamento04 Design Thinking Drone Drone2 Drone3 Drone4 Drone5 Gabriel_Namaste Hackatona01 Hackatona02 Hackatona03 Hackatona04 Hackatona05 Hackatona06 Hackatona07 Keep Calm and Carry On Linguagem Go Marca Google IO MovPak MovPak2 MovPak3 Nerd1 Nerd3 OculosRift OculosRift1 Painel Apps01 Painel Apps02 Painel Apps03 Painel Apps04 Painel Apps05 Painel Apps06 Painel Apps07 Painel Tech Demo3 Panfleto1 Panfleto2 QuebraGelo01 QuebraGelo02 Ruy Penalva01 Traducao_Simultanea Traducao_Simultanea2 Viral_Android INI UESC Viral_Android Viral_Android01 Empresas Jr Viral_Android01 Viral_Android02 Empresas Jr Viral_Android02 Viral_Android03 WiFi Clube01 WiFi DisponivelHangout com Paco Ragageles, fundador da Campus Party