Notícia

Sociedade civil e Governo elaboram projeto de captação de recurso para a Coolimpa

Foto: Tacila Mendes – Ascom Nossa Ilhéus

Membros do GT de Resíduos Sólidos da sociedade civil organizada – dentre eles o Instituto Nossa Ilhéus – e a coordenadora do Pró-Catador, da Superintendência de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), Karine Oliveira, iniciaram hoje (10) a elaboração, de forma participativa, de um projeto de captação que será submetido junto ao Estado para compra de equipamentos, qualificação dos catadores, mobilização para educação ambiental, fardamento e contratação de equipe técnica para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa). A Prefeitura irá definir como será a submissão do projeto, cujos recursos serão disponibilizados uma vez realizada a contrapartida do governo Municipal, que é a construção e o licenciamento do galpão.

Em abril deste ano, a Coolimpa realizou um evento para dialogar sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010), que prevê que a responsabilidade com a geração e destinação adequada dos resíduos sólidos é compartilhada entre o poder público, empresas, sociedade civil e cidadãos. Além disso, discutiu o seu fortalecimento como a primeira Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Ilhéus, formada por catadores que viviam no lixão e do lixão. São 80 famílias que alçaram à condição de agentes ambientais, tornando o processo de trabalho com o lixo mais sustentável, além de gerador de trabalho e renda. Entendemos que é dever de Estado o fortalecimento da Cooperativa para que seja realidade a inclusão sócio produtiva dos catadores de recicláveis.

Caminhão – Na última sexta-feira (03), a Prefeitura e os empresários que exploram a publicidade visual no município firmaram acordo para adequar a prestação desse serviço à legislação municipal. Assim, os custos de licenciamento de outdoors serão repassados para aluguel de caminhões utilizados pela Coolimpa para realização da coleta seletiva. Veja aqui.

 

Leave a Reply