Notícia

Quatro dos novos secretários estaduais têm forte atuação no sul da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou o novo secretariado de seu governo. Na lista, estão quatro nomes com forte atuação no sul da Bahia, especialmente no eixo Ilhéus-Itabuna, o que entendemos como positivo para a região. Conheça-os:

 

Adélia Maria de Melo Pinheiro – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

Adélia Pinheiro foi reitora da UESC nos dois últimos mandatos. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia(1987), especialização em Medicina Social e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia(1993) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(2003). Também foi presidente e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

 

 

João Carlos Oliveira – Secretaria do Meio Ambiente (Sema)  

 

Nascido em Mutuípe, radicado em Itabuna, João Carlos atuou como diretor da Ceplac e do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC, além de ser coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), na região sul do estado. É professor da UNEB e estava vice-presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) e vice-presidente do PSB estadual. É pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e também já foi avaliador do MEC/INEP para os cursos de Agronomia em todo o Brasil.

 

Davidson Magalhães – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)

Nascido em Itabuna, presidente do PCdoB, do qual é filiado desde 1979. Foi vereador em Itabuna por dois mandatos, nas décadas de 80 e início de 90, e candidato a prefeito por duas vezes (1996 e 2016).

Já exerceu o cargo de presidente da BahiaGás durante o governo de Jaques Wagner entre 2007 e 2014.

Foi deputado federal de 2015 a janeiro de 2019. Nas Eleições estaduais na Bahia em 2018, tornou-se primeiro suplente do senador eleito Ângelo Coronel.

 

Josias Gomes – Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Nascido em Amaraji (PE), tem forte atuação em Itabuna, onde coordenou campanhas eleitorais de deputado estadual e prefeito, para o PT, em 1990 e 1992, em Itabuna. Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), cursou pós-graduação latu sensu, entre 1991 e 1992. Foi também diretor sindical, entre 1991 e 1993, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Cacau, Itabuna (BA).

Elegeu-se deputado federal pela Bahia, na legenda do PT, em 2002, assumiu o mandato em fevereiro de 2003. Nesta legislatura, foi titular das comissões de Agricultura e Política Rural, e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

É formado em Agronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já atuou em  Porto velho (RO), como Secretário de Organização na Comissão Executiva Estadual do PT-RO, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Rondônia, e assessor de planejamento da Secretaria de Planejamento de Porto Velho.

 

 

 

Leave a Reply