Notícia

Plano Metas de Ilhéus – Reunião aberta que debateria Infraestrutura nesta quarta (26) foi adiada

A audiência pública para debater o setor de Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil, que aconteceria na quarta-feira (26), no plenário da Câmara de Vereadores, foi adiada. A nova data será divulgada em breve.

A promoção é do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável, que vem capitaneando as reuniões e buscando reunir servidores públicos, especialistas, líderes comunitários, dentre outros interessados em contribuir para a elaboração participativa do Plano de Metas de Ilhéus 2017-2020.

Programação – Na programação elaborada pelo Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável, consta ainda debates sobre as áreas de Desenvolvimento Sustentável, Serviços Urbanos e Maramata (10 de outubro), Agricultura, Pesca, Indústria, Comércio, Turismo e Esporte (24 de outubro) e Planejamento, Governo, Administração, Finanças, Comunicação, Jurídico, Controle Interno e Relações Institucionais (4 de novembro).

 

Sobre o Plano de Metas – Foi inserido na Lei Orgânica Municipal em 2008, sem nunca ter sido, até o momento, implementado. O documento funciona como uma bússola, no qual estão previstas metas que todos os governos municipais desde então devem apresentar, até noventa dias de início de gestão, informando quais indicadores propõem melhorar, e o quanto devem melhorá-los até o fim da gestão. Deste modo, tanto o poder público quanto a população podem acompanhar de forma mais clara, por exemplo, se a Saúde, a Educação, a Segurança Pública, a Mobilidade, estão avançando e em que medida. As reuniões abertas aqui divulgadas visam elaborar de forma participativa o Plano, e são realizadas pela Controladoria Geral do Município, por meio do Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS),  instituído pelo Decreto 082/2018, é o colegiado responsável pela coordenação, elaboração, discussão e monitoramento do documento. Esta ação é resultado do compromisso assinado com o Programa Cidades Sustentáveis, do qual o Instituto Nossa Ilhéus é articuladores local.

Leave a Reply