Notícia

Plano de Metas e plataforma de indicadores são apresentados durante Seminário

Gestores públicos de municípios do território Litoral Sul participaram da capacitação para elaboração do Plano de Metas de seus municípios na sexta (1º de dezembro), realizada pelas coordenadoras de mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart; e da Plataforma de Indicadores, Clara Meyer, com articulação do Instituto Nossa Ilhéus e da Rede Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis.

O Plano de Metas é um instrumento de planejamento e gestão que auxilia a administração pública municipal a definir as prioridades de governo, metas (qualitativas e quantitativas), prazos e compromissos, além de promover a participação cidadã, a transparência e a ampla corresponsabilização social em relação à execução de políticas públicas. Desse modo, incentiva o  desenvolvimento sustentável, a inclusão social e o respeito aos direitos humanos, entre outros aspectos, e consolida o programa de governo e as propostas eleitorais no mesmo documento.

A elaboração do Plano de Metas é um dos compromissos assumidos pelos 13 municípios da região, ao aderirem ao PCS durante o período eleitoral de 2016: Arataca, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Ibirapitanga, Ilhéus, Itaju do Colônia, Itapé, Jussari, Santa Luzia, Ubaitaba e Una.

Entendendo as vantagens de aderir ao Programa e realizar uma gestão por metas, a prefeita de Pau Brasil, Barbara Suzete, assinou a carta-compromisso durante a capacitação. “Percebo que é uma agenda que impacta positivamente não só o meu município, mas a região. Se vem somar, estamos juntos!”, comentou.

 

ASSISTA AO VÍDEO DA CAPACITAÇÃO AQUI

 

 

As melhores práticas da gestão pública municipal foram apresentadas no Seminário Gestores Públicos do Sul da Bahia, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Ilhéus. Ao longo de palestras e oficinas, prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecer cases de sucesso, como da cidade de Gramado-RS. O seminário foi realizado pela Sebrae, em parceria com a Amurc e Institutos Natura, Arapyaú e Nossa Ilhéus.

Leave a Reply